Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Praça Japão é inaugurada em Ivaiporã

.

Inaugurou nesta sexta-feira (16), a primeira praça temática de Ivaiporã. A praça fica na Avenida Castelo Branco no cruzamento com a Rua Arapongas e foi revitalizada com motivos orientais, é uma homenagem a imigração japonesa e descendentes. A inauguração ocorre junto com o 1º Festival do Japão, com barracas gastronômicas, apresentações culturais, espaço infantil, entre outras atrações.  

O prefeito Miguel Amaral (PSL)  diz que a Praça do  Japão conta com museu, lago ornamental com carpas coloridas, iluminação, bancos e portais, além de paisagismo. 

“Sem dúvida nenhuma, essa praça pública será mais um atrativo turístico na nossa cidade. A população ficará encantada com esse novo espaço público”.

O prefeito lembra que a Praça Japão faz parte do programa municipal Praças Temáticas, que visa a atração de turistas para a cidade. “O turismo responde por 10% do PIB mundial, de cada R$ 1 mil reais R$ 100 vai para o turismo. Então é muito importante que Ivaiporã tenha essa ferramenta de atração de recursos e empregos. Também estamos investindo na Praça França na Avenida Souza Naves, e acreditamos que até o ano fim do ano que vem conseguiremos fechar mais duas Portugal e Itália”. 

O engenheiro Nilson Francisco Chagas responsável pela obra se mostra feliz com o resultado. “Ficou no que a gente havia planejado, dentro do prazo, na qualidade que era esperada, idêntica ao projeto do arquiteto Fabiano Bitencourt. Ficou um espaço muito lindo e com certeza um novo cartão postal da cidade”.

Mateus Galves de Souza é sócio-proprietário de uma oficina e moto e venda de peças em frente à Praça Japão elogiou o novo visual. “Ficou show de bola. Isso valoriza a região, inclusive, a revitalização da praça nos estimulou a modernizar também nossa loja”.

A dona de casa Maria Aparecida Cruz que mora nas imediações não resistiu, e ontem com as portas do canteiro de obras aberta foi ver de perto o trabalho. “Estou encantada”. Ela relata que antes da revitalização evitava passar pelo local a noite. “A partir de agora será um local frequentado por famílias, está bem iluminada o que traz também mais segurança para todos. Gostei muito também das carpas coloridas, meus netinhos vão adorar”, relata Maria Aparecida. 

Miguel Amaral  convida toda a população de Ivaiporã e cidades vizinhas para participar das festividades. “Venham participar das nossas festividades. Temos uma infinidade de atividades que agradam todos os gostos e estilos”, completa. 

Resgate da cultura nipônica
De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura da Prefeitura de Ivaiporã, Amanda Amaral Rafael, a programação compreenderá pronunciamento do prefeito Miguel Amaral e demais autoridades convidadas. A partir das 19h30 haverá apresentações do Grupo de Taiko da Aceni, Petipá Ballet – Centro de Danças Olívia Hauptmann, Bon Odori da Aceni; e da banda de rock Old Four. 

Amanhã (17), a programação iniciará às 12 horas com barracas típicas e apresentação da cantora Fernanda Brito. A população poderá participar da aula de ritmos e funcional que será dada pela professora de Educação Física, Suzana Noda, e respectiva equipe da Academia Femme Fitness. 

Além disso, irão se apresentar a Banda Marcial de Marilândia do Sul; Bon Odori – dança japonesa com a participação de grupos de várias cidades do Estado; Matsuri Dance – Grupo Hikari de Londrina; Ishindaiko de Londrina (grupo de tambores); e o Grupo Sansey, que irá dançar a Yosakoi Soran.  

“É uma parceria entre a Prefeitura de Ivaiporã e a Aceni, com objetivo de divulgar a Praça Japão, que será um cartão postal do município. O festival tem o objetivo de promover a cultura japonesa e homenagear as famílias que colonizaram o município”, comenta  Amanda Amaral Rafael.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber