Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Programa leva água tratada para bairros rurais de seis municípios da região

.

Em Jardim Alegre, poços levam água para 120 famílias (Divulgação)
Em Jardim Alegre, poços levam água para 120 famílias (Divulgação)

O programa Água no Campo do Governo do Estado que tem o objetivo melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida da população por meio de ações de saneamento básico vai perfurar até o final do ano 115 novos poços artesianos e levar água para cerca de 10 mil pessoas que vivem em áreas rurais ou isoladas localizadas em 56 municípios paranaenses. Na região, seis municípios tiveram novas perfurações autorizadas: Lunardelli,  Marumbi, Manoel Ribas, Rio Branco do Ivaí, Califórnia e Borrazópolis. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o programa é muito importante para as vilas rurais dos municípios e comunidades mais distantes devido à falta de recursos para implantação deste sistema de abastecimento. “Contribuímos com uma parcela importantíssima no abastecimento, facilitando a captação e a distribuição de água”, disse. 

Em Lunardelli, segundo o secretário municipal de Agricultura Luiz Carlos Gomes Jardim, serão beneficiadas cerca de 30 famílias das comunidades de Água do Leme e Água do Engano. Ele relata que o convênio foi assinado, durante visita do governador Ratinho Junior, em Ivaiporã, no final do mês passado. “Um programa muito bom, que vai beneficiar uma região mais montanhosa que tem pouca água, principalmente nas épocas de seca. Temos demanda para mais três comunidades, Água Suja, Barreiro e Água do Gavião que também vamos estar reivindicando poços”, destaca Jardim.  

Em 2019, o programa Água no Campo viabilizou 52 poços em 19 municípios para o atendimento de 950 famílias. Somente em Jardim Alegre foram três poços, nas comunidades de Pouso Alegre, Xaxim e Perobal que vai atender aproximadamente 120 famílias. 

Segundo o prefeito José Roberto Furlan são investimentos que mostram a preocupação do Governo do Estado do Paraná com as pequenas comunidades.   “Já foram perfurados, no Xaxim e Perobal estamos providenciando a instalação da energia elétrica para a distribuição da água. No Pouso Alegre foi perfurado e repassado para a Sanepar que vai fazer o tratamento de Água. O Governo Ratinho Junior está de parabéns, quero agradecer também o apoio do Instituto das Águas, que tem sido parceiro do município e está ajudando a levar água de qualidade aos moradores das áreas rurais”, completa Furlan. 

PROCESSO

A viabilidade técnica de atendimento das solicitações cadastradas se dá por meio de contrato administrativo com as prefeituras. O Instituto das Águas do Paraná participa com o equipamento de perfuração e equipe técnica. A prefeitura fica encarregada de definir o local da perfuração e pelo fornecimento dos tubos de revestimentos ou filtros, combustível (óleo diesel), areia, brita, cimento e custeio. Após a conclusão dos serviços de perfuração, a responsabilidade de regularizar a área de uso em comum, a operacionalização do poço e a solicitação da outorga de uso do manancial são de responsabilidade da prefeitura e comunidades.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber