Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Consórcio viabiliza recuperação de estradas em Jardim Alegre

.

Consórcio Intermunicipal Cides Vale do Ivaí executa obras em Jardim Alegre (Foto/Ivan Maldonado)
Consórcio Intermunicipal Cides Vale do Ivaí executa obras em Jardim Alegre (Foto/Ivan Maldonado)

Em Jardim Alegre, uma das grandes preocupações da administração municipal é a conservação das estradas rurais. Para atender  demanda,  o município conta agora com o reforço da Patrulha Rural do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural) do consórcio intermunicipal Cides Vale do Ivaí.  Repassado pelo governo do Estado, o conjunto é composto por caminhões trucados, caminhão comboio, uma pá-carregadeira, trator de esteira, escavadeira hidráulica e rolo compactador.

A Patrulha Rural atende os municípios de  Jardim Alegre, São João do Ivaí, Lunardelli, Lidianópolis e Cruzmaltina, cada município fica com os maquinários por 45 dias. O consórcio é responsável pela administração dos equipamentos, bem como os trechos de estradas a serem trabalhados, com referendo dos Conselhos Municipais e Colegiado Territorial. 

Segundo o prefeito José Roberto Furlan, desde que chegou ao município, há cerca de 30 dias, a patrulha mecanizada já executou a serviços em sete quilômetros da estrada da Painerinha e, nesta semana, executa obras em mais sete quilômetros da  estrada da comunidade Trinta Alqueires.  “Essa parceria entre o Estado e o consórcio gera muitos benefícios para a agilidade do transporte da safra agrícola e mantém as estradas em boas condições para os moradores que precisam circular entre a cidades e a zona rural”.

As obras compreendem o alargamento e elevação de algumas vias, retirada de árvores para melhorar o tráfego, obras de terraplenagem, drenagem e cascalho, de modo integrado às técnicas de conservação de solos e água. Ainda segundo Furlan, a prioridade no momento são para as estradas que se encontram mais críticas. “São estradas secundárias que se encontravam em situação deplorável, até porque outras estradas já foram cascalhadas e estão em melhores condições e a gente socorre os que mais necessitam. Essa estrada dos Trinta Alqueires, por exemplo, há muito tempo não recebia melhorias e o pessoal vinha sofrendo muito”, assinala Furlan.   

Para Rubens Vanderlei de Castro, o Pinguinha, presidente da Câmara de Vereadores, a Patrulha Mecanizada é uma grande conquista, pois valoriza o pequeno produtor rural, que terá mais condições de trabalho. “Isso significa melhoria na vida dos agricultores que utilizam essas vias diariamente. Fico muito feliz, pois estamos atendendo reivindicação de mais de 50 anos, de pessoas que tinham muitas dificuldades em passar por estas estradas em dias chuvosos, o que dificultava também  o escoamento da produção e o transporte escolar”, completa. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber