Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Mais de 100 mil pessoas foram imunizadas contra gripe na região

.

Aproximadamente 17 mil pessoas na região de Apucarana precisam tomar a dose da vacina contra a gripe. Os dados são da 16ª Regional de Saúde e apontam que 100.649 pessoas já foram imunizadas até a última quarta-feira, o que corresponde a 85% do público-alvo. Quem não se vacinar até hoje (31), último dia da campanha, ainda pode procurar os postos de vacinação a partir da segunda-feira, quando o imunizante será liberado para toda a população.

Segundo Marcos Costa, chefe da Divisão da Vigilância em Saúde da 16ª RS, a expectativa para hoje é que a meta de atingir os 90% do público-alvo seja alcançada. “Acreditamos que ainda é possível atingir a meta preconizada pela Secretaria de Saúde do Estado”, comenta.

Os dados divulgados pela 16ª Regional mostram que Apucarana já atingiu 80,94%, ou seja, 32.624 pessoas já foram vacinadas. A meta do município é vacinar 40.480 pessoas.

 Ainda em Apucarana, dentro dos grupos prioritários, destaque para os idosos e professores que já atingiram os 90% de cobertura vacinal. Logo atrás aparecem as puérperas com 83%, gestantes 80%. Os grupos de menor cobertura vacinal são os das crianças com 79,21%, trabalhadores em saúde 74,48% e, por fim, portadores de doenças crônicas com 63%.

O levantamento também apontou que Arapongas já vacinou 27.745 pessoas, chegando aos 81.61% de cobertura. As cidades de Faxinal, Kaloré, Novo Itacolomi e Rio Bom já atingiram a meta de vacinação (ver quadro acima).

Marcos ainda informou que dentro da área da 16ª Regional de Saúde foram investigados quatros casos suspeitos de gripe, onde três foram descartados e um caso confirmado, que evoluiu a óbito. Uma mulher de 50 anos,  morreu no último dia 4 no Hospital da Providência após ser infectada com o vírus H1N1. A paciente era de Rio Bom.

VACINA PARA TODOS

A partir de segunda-feira (3) as doses que ainda existirem em cada município serão destinadas para o restante da população, ou seja, não será necessário pertencer aos grupos de risco para se vacinar. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde.

“Ainda não fizemos um balanço para saber quantas doses ainda restam da vacina em Apucarana e na região. É importante deixar claro que a não iremos receber mais doses. A partir de segunda-feira, o que tiver no estoque de cada município poderá ser destinado a população. Quem tiver interesse em receber uma dose gratuita deve procurar uma Unidade Básica de Saúde, a vacinação irá acontecer enquanto houver estoque”, explica Marcos.

Os integrantes do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe que ainda não se imunizaram também podem receber a dose a partir de segunda, mesmo com o fim da campanha.

O boletim sobre a situação da gripe influenza no Paraná divulgado anteontem pela Secretaria da Saúde do Paraná registra 133 casos confirmados, com 37 mortes. São seis óbitos a mais que na semana anterior.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber