Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Abandono escolar cai na região em 2018

.

O índice de abandono escolar na rede estadual de ensino na área do Núcleo Regional de Educação (NRE) caiu em 2018, no comparativo com o ano anterior. No ensino médio, a queda foi mais acentuada: o percentual geral da região, que compreende 16 municípios, caiu de 10,91% em 2017 para 7,75% no ano seguinte, redução de mais de três pontos percentuais. Já no ensino fundamental, os números reduziram de 2,17% para 1,29%.

Os dados, divulgados pelo próprio NRE, são preliminares. Os números oficiais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) quando o período de coleta do Censo Escolar for encerrado, previsto para maio.De acordo com a chefe do NRE de Apucarana, Cristiane Cesária Pablos Rosseti, a redução significativa nos percentuais é reflexo de ações conjuntas realizadas pelo órgão e escolas, entre elas o Programa de Combate ao Abandono Escolar.

 “Esse programa implementa mecanismos de prevenção e combate ao abandono e evasão escolar, evitando faltas frequentes através do acompanhamento da frequência dos alunos em sala de aula”, afirma.

Todo estudante que falte, sem justificativas, em sete dias durante um período de dois meses ou em cinco dias consecutivos é incluído no programa pelo Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP). O SERP é uma ferramenta virtual que foi implantada em 2018 em todas as escolas do NRE.A partir de então, o NRE busca, junto às escolas, identificar os motivos para o abandono, procurando trazer de volta o aluno faltoso. 

“Após a análise dos dados inseridos no SERP, é possível identificar que as principais causas de abandono escolar são o bullying, a suspeita de envolvimento com substâncias psicoativas, violência, casos de saúde mental e desinteresse”, diz a chefe do núcleo.

Se o aluno não retorna à escola, o NRE encaminha o caso para os órgãos de proteção dos direitos da criança e do adolescente, entre eles o Conselho Tutelar, que pode acionar ainda o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Apesar da redução, os números são altos. De acordo com o Censo Escolar 2018, feito pelo INEP, os 16 municípios do NRE de Apucarana matricularam quase 12,8 mil alunos no ensino médio estadual. Portanto, o índice de 7,75% de abandono equivale a aproximadamente 990 alunos. Já o número de alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental ficou em 18,6 mil, significando que cerca de 240 alunos abandonaram as salas de aula.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber