Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Prefeito de Faxinal assume direção da Amuvi e pede a união do Vale

.

Prefeito de Faxinal assume direção da Amuvi e pede a união do Vale - Foto: Delair Garcia/TN
Prefeito de Faxinal assume direção da Amuvi e pede a união do Vale - Foto: Delair Garcia/TN

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Galo, assumiu ontem a presidência da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), em reunião realizada no 40 Country Club de Faxinal. Ele substitui o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), que dirigiu a associação nos últimos dois anos. A entidade é composta por 26 municípios do Vale do Ivaí.

Galo ficará no comando da Amuvi no decorrer de 2019. Em 2020, assume a presidência o vice Washington Luiz da Silva (PSDB), prefeito de Kaloré, conforme combinado na eleição realizada no dia 14 de dezembro em Apucarana. Naquela ocasião, decidiu-se pela composição de chapa única de consenso, sendo eleita por aclamação.O novo presidente pediu a união de todos os prefeitos em torno do fortalecimento da Amuvi e na busca de projetos para o desenvolvimento da região. 

“A chapa eleita foi a União do Vale e aqui aconteceu uma união de verdade”, disse Galo, referindo-se a uma certa divisão que ocorreu na Amuvi na eleição anterior. Ele defendeu a necessidade de todos continuarem unidos em torno de ações que proporcionem o bem estar das comunidades dos municípios do Vale do Ivaí, sobretudo na geração de emprego e renda, na educação, saúde e segurança pública.Galo prometeu fazer uma administração transparente na Amuvi, assim como tem feito na Prefeitura de Faxinal. 

“Com a união de todos os prefeitos, podemos fazer a diferença”, disse. Para o novo presidente, o Vale do Ivaí é uma região carente de muitas coisas e tem que aproveitar este bom momento tendo Ratinho Junior (PSD), que é da região, como governador do Paraná. Ele citou também outros parceiros que a Amuvi terá junto ao Estado, como os secretários do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Ortega, que é de Jandaia do Sul, e da Saúde, Beto Preto, que é de Apucarana, além dos deputados que se elegeram pela região.

O vice-presidente Washintgon da Silva seguiu a mesma linha de pensamento. “Foi uma grande vitória conseguir reunir todos os prefeitos novamente na Amuvi”, disse o prefeito de Kaloré. “Agora, temos que aproveitar este momento com o governador Ratinho Junior, com o presidente Bolsonaro e com nossos deputados para fazermos um trabalho para o desenvolvimento do Vale do Ivaí”, afirmou.

O prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac (PDT), discursou representando os municípios de um lado do Rio Ivaí. O de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB) falou em nome dos municípios do outro lado e Adhemar Rejani (MDB), de Marumbi, em nome das pequenas cidades.“Quando o Galo coloca o nome dele para trabalhar por todo o Vale do Ivaí, nós temos que reconhecer a sua coragem e vontade de trabalhar”, disse Junior da Femac. Ele destacou que o momento é histórico para o Vale do Ivaí, que agora tem um governador (Ratinho Junior), que sai da região. 

“O Vale do Ivaí também coloca um filho seu na Secretaria de Estado da Saúde (Beto Preto), que vai olhar para os 300 mil habitantes da região” acrescentou.Miguel Amaral lembrou que na eleição anterior da Amuvi houve um confronto que custou muito aos municípios, mas que hoje tudo foi superado e os prefeitos estão unidos novamente. “Hoje é um dia de festa, mas que as reuniões da Amuvi sejam de trabalho, para que possamos acabar com a pobreza na nossa região”, declarou.

Adhemar Rejani disse que o Vale do Ivaí vive um bom momento com o governador Ratinho Junior e demais representantes no governo do Estado. “Mas nós não podemos deixar tudo nas mãos da mesa executiva da Amuvi. “Temos que trabalhar todos juntos pelo Vale do Ivaí”, disse.

Região passa por bom momento
A reunião da Amuvi teve a presença de prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas regionais e estaduais, entre elas, os deputados federal Sérgio Souza (MDB) e estadual Alexandre Curi (PSB), além do ex-governador e presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti. 

O ex-presidente Beto Preto, agora secretário estadual da Saúde, foi representado pelo médico Altimar Carletto, novo chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Alexandre Curi disse que tem a certeza de que 2019 será um ano de mudança não só no governo do Estado como no Vale do Ivaí, que hoje tem um governador.Sérgio Souza disse que o País vive hoje o início de um novo tempo com o presidente Jair Bolsonaro. 

“E nós temos que aproveitar muito este novo momento”.O mesmo disse o ex-governador Orlando Pessuti em relação as transformações que estão acontecendo no País e no Estado. Ele também recomendou à Amuvi para buscar auxílio junto à Itaipu Binacional para executar seus projetos regionais. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

 Apucarana Auto Peças

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber