MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Incêndios florestais aumentam 500% na região de Ivaiporã

O tempo seco e as altas temperaturas no Vale do Ivaí aumentam os riscos de foco de incêndio. Só na primeira quinzena deste mês o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã atendeu 12 incêndios em vegetação, quatro no último domingo, nos municípios de Ariranha do Ivaí

Da Redação

·
Queimada em terreno baldio: risco é potencializado pela estiagem - Foto: Luiz Demétrio/TNONLINE
Icone Camera Foto por Reprodução
Queimada em terreno baldio: risco é potencializado pela estiagem - Foto: Luiz Demétrio/TNONLINE
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.07.2018, 17:03:00 Editado em 17.07.2018, 17:08:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O tempo seco e as altas temperaturas no Vale do Ivaí aumentam os riscos de foco de incêndio. Só na primeira quinzena deste mês o Corpo de Bombeiros de Ivaiporã atendeu 12 incêndios em vegetação, quatro no último domingo, nos municípios de Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Lidianópolis. Em todo período de junho, foram apenas duas ocorrências, o que aponta para um aumento de 500% em apenas 15 dias. 

continua após publicidade

Capitão Alexandre Mançano Cavalca, comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros Independente, explica que o período de julho a setembro, aumenta a ocorrência de incêndios em vegetação. “É um período normal de estiagem propiciado pelas estações do ano, onde naturalmente o volume de chuvas diminui favorecendo a seca da vegetação, e a propagação rápida de focos de incêndio que pode destruir lavouras, pastagens e florestas, além de matar animais”.

Em sua maioria, segundo capitão Cavalca os incêndios são provocados pelo homem, de forma acidental, na limpeza de pastos, preparo do solo, entre outras causas. “O mês de julho é onde naturalmente começa a estiagem, mas como já vínhamos de um período sem chuvas, o ambiente está mais propício para a propagação dos incêndios florestais”. 

continua após publicidade

Ainda conforme capitão Cavalca, a prevenção é a alternativa mais importante no combate aos incêndios e, para ser efetiva, precisa ser praticada constantemente. “A nossa recomendação é que não se utilize o fogo para a eliminação de lixo, limpeza de terrenos ou pastagem, seja na área urbana ou rural. O fogo nesta época do ano é muito difícil de ser controlado”, destaca. 

Outras medidas importantes, de acordo com o comandante são os asseios em volta das benfeitorias rurais. “São medidas preventivas onde é feita podas das árvores, raspagem do solo e o corte do mato, de modo que o fogo não chegue perto dessas benfeitorias em caso de incêndio”, completa Cavalca. 

Casa destruída
Um dos incêndios combatidos pelos Bombeiros anteontem destruiu completamente uma casa localizada na Rua Guaretá, nº 200 na Vila Nova Porã. Não havia ninguém no imóvel quando o fogo começou por volta das 18h30. A família perdeu tudo e está recebendo doações, interessados em ajudar podem encaminhar doações ao Centro da Juventude de Ivaiporã. 

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Incêndios florestais aumentam 500% na região de Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!