MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Vereadores pedem remoção de detentos de Jandaia do Sul

Os vereadores de Jandaia do Sul pedem a imediata remoção de todos os detentos sentenciados da Comarca local para outras carceragens mais adequadas. O requerimento foi assinado por oito vereadores durante sessão realizada nesta semana e foi encaminhado à S

Da Redação

·
Vereadores pedem remoção de detentos de Jandaia do Sul
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.04.2018, 20:05:00 Editado em 28.04.2018, 21:17:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os vereadores de Jandaia do Sul pedem a imediata remoção de todos os detentos sentenciados da Comarca local para outras carceragens mais adequadas. O requerimento foi assinado por oito vereadores durante sessão realizada nesta semana e foi encaminhado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e ao Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen). De acordo com os vereadores, o espaço da Delegacia de Polícia de Jandaia do Sul não comporta a população carcerária hoje existente. Conforme argumentam, a unidade prisional comporta no máximo 21 presos, porém hoje está com 80.

continua após publicidade

No requerimento os vereadores informam que “a quantidade de presos excede em três vezes o número ideal, situação que coloca em risco a segurança de todos, uma vez que, além de desrespeitar o direito dos detentos, traz a necessidade de destinar o efetivo da polícia atribuições que não são relacionadas aos seus deveres”.O requerimento está sendo encaminhado ao secretário de Segurança Pública do Paraná, Júlio Cezar dos Reis, e ao diretor-geral do Depen, Luiz Alberto Cartaxo Moura, com cópia também ao juiz de Direito da Comarca de Jandaia do Sul, João Gustavo Rodrigues Stolsis.

Além da remoção de detentos já condenados, os vereadores pedem às autoridades públicas do Estado melhorias na infraestrutura da Delegacia de Polícia. Conforme argumentam, o espaço físico está carente de uma melhor segurança e não atende às necessidades dos policiais que atuam na unidade.Assinam o documento os vereadores André Luiz Saddi Pires (PPS), presidente da Câmara, Rodrigo Vanoni Alberton (PTB), Célia Cavassani (PMN), Erasmo Antônio Sermidi (PTB), Milton de Martini Lopes Villar (PV), Lauro de Souza Júnior (PSB), Sônia Ivete Maciel (DEM) e João Paulo Bosio (SD).

continua após publicidade

O vereador Vítor Camilo Fabrício (PR) foi o único que não assinou porque esteve ausente da sessão de segunda-feira. APOIO POLÍTICOO delegado Adilson José da Silva informou ontem que o próprio juiz da Comarca pediu no início de abril providências ao Depen para remoção de presos sentenciados para penitenciárias ou outros locais com vistas a desafogar a cadeia de Jandaia do Sul. O magistrado também comunicou seu pedido de providências a instituições públicas como OAB, Prefeitura e Câmara de Vereadores.

De acordo com Adilson José, a cadeia de Jandaia do Sul mantém uma média de 80 a 90 presos. Hoje, pelo menos 60 deles são sentenciados que deveriam estar cumprindo pena em penitenciárias. No entanto, as unidades da região também estão lotadas e acabam não aceitando transferências.O delegado alega que, em função da superlotação a delegacia de polícia acaba se transformando num presídio de condenados, o que não é a sua atribuição. Isso prejudica o trabalho dos policiais civis e investigadores, que precisam dar atenção aos detentos. Por isso, segundo ele, é importante o apoio político e de demais entidades para resolver a situação.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Vereadores pedem remoção de detentos de Jandaia do Sul"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!