MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Primeira epidemia de dengue do PR é registrada em São João do Ivaí

Boletim da dengue divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou São João do Ivaí como a a primeira cidade do Paraná em situação de epidemia por dengue. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou para 61 o número de casos

Da Redação

·
Primeira epidemia de dengue do PR é registrada em São João do Ivaí
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.04.2018, 10:07:00 Editado em 19.04.2018, 10:11:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Boletim da dengue divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou São João do Ivaí como a a primeira cidade do Paraná em situação de epidemia por dengue. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde atualizou para 61 o número de casos confirmados da doença no município. 

continua após publicidade

Com os novos casos, a taxa de incidência é de 0,05 por 100 mil pessoas. A classificação de epidemia equivale índices a partir de 0,03 por  100 mil. A Sesa disponibilizou para a cidade um carro ‘fumacê’ que começou a trabalhar na última sexta-feira na aplicação de inseticida. 

No boletim divulgado na semana passada, eram 38 casos confirmados. Conforme a secretária de saúde do município, Adriana da Silva Ceron de Almeida, os casos começaram a ser identificados no início março, quando quatro moradores que haviam viajado para Paraguai, Hortolândia (SP), Maringá e Londrina chegaram a cidade infectados com a doença. 

continua após publicidade

“A boa notícia é que depois de um mês, hoje (ontem) foi o primeiro dia que não recebemos nenhuma notificação de novos suspeitos. Mas, é preciso contribuição da população para melhorar a situação do município”, afirma. 

Adriana relata que município adotou uma série de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Uma dessas ações é a pulverização com o veículo UBV pesado. “Assim buscamos eliminar o máximo de mosquitos que possam estar infectados com o vírus da dengue. Serão sete ciclos de aplicação e estamos entrando no terceiro. Mas é bom lembrar que o inseticida não faz milagre, a população precisa continuar vistoriando e eliminando os focos do vetor da doença”, enfatiza.

A Prefeitura também realiza mutirões de limpeza por toda a cidade. “Já fizemos arrastão na Vila Santa Terezinha, hoje (ontem) fizemos centro. As agentes comunitárias e de endemias vão à frente orientando e auxiliando as famílias na limpeza total das casas. À tarde, o caminhão de lixo passa recolhendo o material descartado”, destaca Adriana.

continua após publicidade

Outra medida da administração municipal é a intensificação das fiscalizações nos lotes vazios. “O proprietário que for notificado e que não realizar a limpeza pode receber multa e ter nome encaminhado ao Ministério Público para que seja aberto processo criminal”, enfatiza a secretária. P

ara a secretária, a epidemia por dengue na cidade é uma fatalidade. “Assim como nós, o pessoal do Estado não consegue entender esses casos positivos em São João do Ivaí. Em relação a outros municípios, o nosso está limpo. Temos índice de infestação do mosquito da dengue bem menor que outras cidades, mas mesmo assim desencadeou nesse numero de pessoas com a doença. Uma fatalidade, mas estamos aqui para enfrentar esse problema” completa Adriana. O último levantamento apontou índice de infestação de 1,7%.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Primeira epidemia de dengue do PR é registrada em São João do Ivaí"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!