Facebook Img Logo
Mais lidas
Região

Hidroponia ganha espaço no Vale do Ivaí

.

A hidroponia é um método de cultivo de hortaliças que há muito tempo deixou de ser apenas objeto de pesquisa e se transformou em um bom negócio que gera renda para muitas famílias. No Vale do Ivaí, a família Munhoz, na localidade de Ouro Verde, em Ivaiporã, resolveu arriscar e hoje colhe bons resultados. Com uma boa variedade de hortaliças, a família não se arrepende e garante que o negócio tem sido lucrativo, entretanto a tecnologia exige tempo integral no cuidado das plantas. 

Na hidroponia, o cultivo acontece na água e a planta não entra em contato com o solo, recebe os sais minerais que precisa em proporção equilibrada dissolvidos em água corrente. Como resultado, o produtor tem um alimento com qualidade nutricional equivalente as produzidas no solo. 

A agricultora Zilda Bruni Mandato Sanches Munhoz relata que a família começou na atividade há 20 anos. “Até 1998 nós trabalhávamos no chão. Foi quando montamos uma estufa pequena. De lá para cá, passamos por algumas dificuldades, principalmente quando o dólar subiu muito e o adubo ficou muito caro. Mas persistimos e hoje estamos ampliando nossas estufas”, destaca. As estufas hidropônicas ocupam cerca de 2,5 mil metros quadrados e a família vai dobrar a área.

A propriedade, que é tocada por cinco familiares, produz agrião, rúcula, alface (normal, americana e roxa), chicória, espinafre, salsinha e cebolinha. Atualmente, a produção abastece os principais mercados e feiras nos municípios de Ivaiporã, Pitanga e Guarapuava.

“É um bom negócio, pois temos mercado garantido, além disso, o crescimento é mais rápido e temos produção o ano todo. Também temos maior controle de pragas e doenças e as perdas na produção causadas pelo clima são mínimas. Mas, para obter lucros, o produtor tem de conhecer as técnicas necessárias para a condução do sistema”, relata Zilda.

Para o agrônomo Sergio Carlos Empinotti, do escritório regional do Departamento de Economia Rural (Deral), além da vantagem que a técnica do aumento da produtividade, a hidroponia tem pouco impacto ambiental. “É uma alternativa para a produção sustentável, porque possibilita maior rendimento por área. O produto fica livre de doenças e com pouco uso de agrotóxicos, garantindo um produto de qualidade para o consumidor e um retorno em curto prazo para o produtor”, completa Empinotti. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber