Facebook Img Logo
Mais lidas
Região

MDS promove capacitação do Criança Feliz 

.


O Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) realiza em Ivaiporã, até a próxima sexta-feira (20), a capacitação de equipes do programa nacional Criança Feliz, de 34 municípios paranaenses. Durante a semana as equipes participarão de atividades de planejamento e sensibilização, e acompanham estudos de casos de como desenvolver as ações em suas regiões. Também participarão de palestras, dinâmicas de grupo e até mesmo visitas prática às famílias atendidas pelo programa em Ivaiporã. 

A capacitação visa reforçar a integração das áreas de saúde, educação e assistência social para a promoção do desenvolvimento integral infantil. O Criança Feliz acompanha os filhos de beneficiários do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos de idade. As crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos.

Em Ivaiporã, conforme explica à secretária municipal de assistência social, Gertrudes Bernardy, o programa é desenvolvido há um ano.  “A gente entende que até os 3 anos é a fase principal do desenvolvimento das crianças.  Quando são bem cuidadas neste período, as criaças chegam à escola com melhores condições para aprender e têm mais chances de vencer”.
Com a adesão ao programa do MDS, os municípios recebem R$ 75,00 por criança acompanhada. Em Ivaiporã foram selecionadas 120 crianças.   “No nosso caso nós contratamos uma equipe de seis profissionais. As visitas domiciliares são semanais, onde os visitadores mostram aos pais a melhor maneira de estimular os filhos”, relata Gertrudes.

Ilson Gagliano vice-prefeito de Ivaiporã, que na oportunidade representava o prefeito Miguel Amaral disse que o programa já mostra resultados positivos no município.   “É um programa fantástico, onde se é trabalhado a prevenção. Ivaiporã hoje a mortalidade infantil, morte materno, é zero. Isso é reflexo de um acompanhamento que é dado pelo Criança Feliz”, completa. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber