Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Adapar inicia investigação sobre doença de equinos

.

A unidade regional de Ivaiporã da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) está realizando inquérito de equídeos para coletar dados sobre a Anemia Infecciosa Equina (AIE). A doença infectocontagiosa é provocada por vírus e acomete cavalos e muares levando o animal a um estado de completa inanição e anemia que costuma ser fatal. O questionário estadual tem como objetivo tomar conhecimento da situação da doença no estado. 

Nos 21 municípios da regional, conforme informações da Adapar, o rebanho de equídeos é de 21.426 animais em 7.883 propriedade rurais. Serão visitadas pelos servidores da Adapar da regional 56 propriedades. As coletas de sangue serão realizadas em aproximadamente 150 animais.

Juliana Seixas Peloso, médica veterinária do escritório da Adapar Ivaiporã, relata que o inquérito é estadual e está sendo feito por amostragem em todos os municípios. “Este é o primeiro inquérito sobre doença que se faz no Paraná e o objetivo é saber qual é o histórico real dessa doença no estado. As propriedades que recebem as visitas foram sorteadas. A coleta do sangue é em animais acima de 6 meses”, esclarece Juliana. 

Além desde inquérito de equídeos, este ano, a Adapar realizará outros inquéritos.  No mês de julho será o inquérito de bovinos e, no final de ano, de suínos. 

DOENÇA 

A Anemia Infecciosa Equina não tem cura e ainda não há uma vacina eficaz para esta enfermidade que pode se apresentar de forma crônica ou aguda, dependendo do período de atividade do vírus.Os sintomas mais comuns são febre recorrente, tosse, inapetência, respiração rápida, abatimento e fadiga, debilidade das patas, perda de peso, anemia e edemas. Altamente contagiosa, a doença provoca a destruição maciça de hemácias, levando o animal a um estado de completa inanição e anemia. (IVAN MALDONADO)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber