Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Idosos são alvo de programa em Ivaiporã

.

Foi iniciada ontem, a nova edição do programa municipal Caminhar com Saúde de Ivaiporã. A ação, que visa amenizar os efeitos causados pelo envelhecimento, é promovido há 14 anos pela Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde para Família (PSF), com a parceria da Secretaria de Assistência Social, e equipe de professores e acadêmicos do curso de Educação Física do campus de Ivaiporã da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Conforme o secretário municipal de saúde, Claudeney Carvalho Martins, as caminhadas acontecem a partir das 8 horas todas segundas, quartas e sextas-feiras, no Parque Jardim Botânico. “A Secretaria de Saúde não pode se preocupar só com os exames e medicamentos, tem que se preocupar com a prevenção. Esse programa é prevenção e temos colhidos bons resultados desde a sua implantação”, disse Martins.

Martins explicou que além das caminhadas que são instruídas por estagiários da UEM, os participantes também são acompanhados nas atividades das Academias da Terceira Idade instaladas no Parque Jardim Botânico. “Desde o ano passado a Prefeitura tem uma parceria com a UEM, onde professores e estagiários da UEM orientam as caminhadas. Mas eles necessitam também de exercício de força para que consigam fazer as atividades do dia a dia, e isso também é acompanhado por profissionais”, comentou Martins. 

Conforme o professor Wendel Lopes, coordenador adjunto do curso de Educação Física da UEM, neste primeiro ano de acompanhamento do programa foram observados avanços na qualidade de vida dos participantes. “No ano passado, nós conseguimos avaliar eles em abril e em dezembro. Nós vimos que eles melhoraram a aptidão física. Dos indicadores de qualidade de vida o melhor foi p de relações sociais]”, argumentou Lopes. 

As avaliações são feitas trimestralmente e encaminhadas à Secretária de Saúde, que pode fazer um acompanhamento melhor dos participantes do programa. Miguel Roberto do Amaral (PSDB), prefeito de Ivaiporã parabenizou o programa da secretaria de saúde. “Durante esses 14 anos desde a sua implantação o Caminhar com Saúde tem ajudado nossa população a envelhecer com mais saúde qualidade de vida”, completou Miguel Amaral.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber