Facebook Img Logo
Mais lidas
Região

Registro de escorpiões amarelos gera alerta em Ivaiporã

.

Cinco exemplares foram encontrados na mesma região da cidade
Cinco exemplares foram encontrados na mesma região da cidade

O registro inédito de escorpiões amarelos em Ivaiporã está gerando alerta. Nesta terça-feira, o secretário de Saúde do município, Claudeney Carvalho Martins, confirmou o aparecimento da espécie Tityus serrulatus na cidade. Cinco exemplares foram capturados na região do Colégio Estadual Barbosa Ferraz, no centro da cidade. 

Esta é a primeira vez que a espécie é catalogada no município. O alerta ocorre porque escorpião amarelo é o mais venenoso das Américas e sua picada pode causar a morte. A 22ª Regional de Saúde possui o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo. 

Conforme Martins, o primeiro espécime foi capturado por um morador na semana passada e enviado para o laboratório de taxionomia, da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba. “Ficou confirmado que se trata do escorpião amarelo. Hoje nossa equipe fez um bloqueio na região onde foi localizado o primeiro, e capturou mais quatro espécies. Já fizemos o comunicado para todos os hospitais e para a regional de saúde. Também estamos planejando um mutirão de limpeza em toda cidade para os próximos dias”, comenta.
Martins orienta que em caso de acidente, a pessoa deve procurar um hospital o mais rápido possível, a população também pode ligar para o SAMU (192). “Se possível, capture escorpião com cuidado e leve-o para identificação em um recipiente seguro”, completa Martins.  

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber