Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Região

Governador inaugura parque ambiental em Pato Branco

.

Governador inaugura parque ambiental em Pato Branco
Governador inaugura parque ambiental em Pato Branco

O governador Beto Richa inaugurou nesta sexta-feira (02) o Parque Estadual Vitório Piassa- Parque do Alvorecer, em Pato Branco, no Sudoeste do Estado. O local recebeu investimentos R$ 10,7 milhões do Governo do Estado, usados para a estruturação e a indenização da família Piassa, antiga proprietária da área. 

O governador afirmou que o novo parque além de um ambiente de preservação será um espaço para educação ambiental que poderá ser utilizado pelas escolas para aulas práticas. “O parque estava sendo esperado há décadas pelas famílias de Pato Branco e com a boa parceria com o município entregamos esse espaço para contemplação, preservação, e educação ambiental. É uma grande conquista para o Paraná”, disse. 

O parque fica em uma área de cerca de 100 hectares de floresta de araucárias que originalmente era dividida em sete lotes da família Piassa.  No local foram construídas áreas de convivência, restaurante, banheiros, dois lagos, mirantes, pista de caminhada, ciclovia, estacionamento, iluminação externa, memorial interativo, painel com a história da cidade,  pórtico de entrada com estrutura para espelho d?água e chafariz e um ponto de ônibus.

O prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi disse que o parque será o novo cartão postal e contribuirá para o desenvolvimento da cidade. “Há dois anos vivo este parque diariamente e hoje ele se torna realidade. O crescimento da cidade é em direção à região norte e em 30 anos, aproximadamente, este parque estará no centro do município, em uma área estratégica para avançar ainda”. 

O projeto arquitetônico levou em consideração a sustentabilidade e a preservação da mata nativa. 

O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, afirmou que os recursos foram liberados como ordem compensatória e que a gestão do espaço será compartilhada entre Governo do Estado e a prefeitura. O município fará a administração, com orientação do  IAP por meio de convênio.

“O município assumirá uma série de atividades, assim como acontece em Salto São João em Prudentópolis. Será apresentado o Plano de Manejo,  um estudo que avalia os impactos de cada atividade no local e as possibilidades de exploração, juntos vamos determinar quais são as melhores ações para utilização do espaço”, afirmou.  

Os levantamentos estão em andamento e serão concluídos em breve.

CONTORNO - O governador anunciou que no próximo dia 16 retorna a Pato Branco para assinar a ordem de serviços para execução das obras do contorno rodoviário da cidade. “Vamos investir R$ 26 milhões neste contorno para trazer mais segurança e desenvolvimento a Pato Branco”, disse. Richa ressaltou ainda outros investimentos em asfalto, educação e saúde, e ainda a articulação do Governo do Estado para a liberação do aeroporto de Pato Branco para receber voos comerciais. “O Governo do Estado investe sistematicamente em todos os municípios do Paraná”, afirmou.

PRESENÇAS - Também participaram do evento o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; o secretário de Estado da Comunicação Social, Deonilson Roldo; os deputados federal Fernando Giacobbo e Leandre Dal Ponte, os deputados estaduais Guto Silva e Paulo Litro. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber