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Copel investe R$ 150 milhões no município de Ponta Grossa 

O sistema elétrico da Copel que atende o município de Ponta Grossa recebeu, no período de 2011 a 2017, investimentos da ordem de R$ 150 milhões, seja em obras de expansão ou melhorias na rede. Dentre as obras, a mais recente foi a recapacitação da linha d

Da Redação

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Aneel define índices de reajuste da tarifa de energia no Paraná
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Aneel define índices de reajuste da tarifa de energia no Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2018, 11:14:00 Editado em 26.02.2018, 11:21:20
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O sistema elétrico da Copel que atende o município de Ponta Grossa recebeu, no período de 2011 a 2017, investimentos da ordem de R$ 150 milhões, seja em obras de expansão ou melhorias na rede. Dentre as obras, a mais recente foi a recapacitação da linha de transmissão que liga a subestação Figueira à Ponta Grossa Norte, de 230 KV, energizada em fevereiro de 2017 - e que, sozinha, recebeu cerca de R$ 64 milhões.

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Mas as melhorias não param por aí. Entre as obras executadas no período, destacam-se também as de ampliação e reforço nas redes de distribuição de energia elétrica urbanas e rurais, com instalação de religadores automáticos e equipamentos no sistema elétrico que garantem melhor confiabilidade e qualidade no fornecimento da energia.

Essas obras respondem por R$ 66,8 milhões investidos até janeiro deste ano, além de outros R$ 3,6 milhões já previstos para serem aplicados até o final de 2018.

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Também foram feitas melhorias nas subestações Ponta Grossa Norte e Ponta Grossa Sul, com a instalação de bancos de capacitores mais potentes e modernos, num investimento de quase R$ 18 milhões. Além disso, com a entrada em funcionamento do segundo transformador da subestação Uvaranas, houve um incremento de 41,67 MVA na capacidade de transformação da cidade, aumentando a energia disponível para atender o natural aumento de demanda com a entrada de novos consumidores.

Tudo isso resultou numa redução de 38,71% nas interrupções do fornecimento de energia, desempenho medido pelo índice que controla a frequência equivalente de interrupções por unidade consumidora (FEC).

A duração dos desligamentos também diminuiu. De 2014 a 2017, o tempo médio em que cada imóvel atendido ficou sem energia foi reduzido em 25% em Ponta Grossa.

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“Desta forma, Ponta Grossa vem conquistando excelentes resultados de qualidade no fornecimento de energia e de confiabilidade do sistema elétrico”, afirma Antonio Guetter, presidente da Copel.

Atualmente a Companhia atende 140 mil ligações de energia no município, sendo 122 mil residenciais, 10,8 mil estabelecimentos comerciais, 2,9 mil indústrias e 1,78 mil propriedades rurais.

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