Facebook Img Logo
Mais lidas
Região

Dez UBS da região de Ivaiporã vão receber selo de qualidade

.

Dez UBS da região de Ivaiporã vão receber selo de qualidade - Foto: TN
Dez UBS da região de Ivaiporã vão receber selo de qualidade - Foto: TN

Unidades de saúde de seis municípios da 22ª Regional de Saúde foram certificadas pelo processo de tutoria na atenção primária da Secretaria de Estado da Saúde. Os selos das 10 UBS certificadas serão entregues em março, em Ivaiporã, pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. 

As unidades que receberão o selo prata são: o Centro Municipal de Saúde (CMS) de Ivaiporã; o CMS de Lidianópolis e a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Catuporanga, de Nova Tebas. Receberão o selo bronze duas UBS de Nova Tebas; uma UBS e o CMS de Godoy Moreira; uma UBS de Ivaiporã; o CMS de Jardim Alegre e a Unidade de Atenção Primaria Saúde da Família (UAPSF) de Rosário do Ivaí. Uma das unidades certificadas com o selo prata é o Centro Municipal de Saúde de Lidianópolis. 

O secretário municipal de Saúde, Thiago Zanoni Branco, diz que a concessão dos selos auxilia no fortalecimento a atenção primária do município. “Desde que assumiu, o prefeito (Adalto Mandu) determinou uma gestão diferenciada e foi isso que fizemos. Nós implantamos o sistema de informação, a triagem e alguns programas que orientam de fato o cidadão a respeito de seus direitos. Tudo que é prioritário tem seu atendimento diferenciado e tem uma fila igualitária para tudo”, comenta.

Ele relata ainda que, para receber a qualificação, as unidades básicas passam por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura e processos de trabalho. “Vem uma comissão de outra regional de saúde que avalia desde o sistema de informação, os relatórios que foram emitidos, até uma lixeira corretamente colocada dentro da sala. Também são avaliados os medicamentos, se são suficientes à classificação da UBS, quantidade de médicos, dentre outros”, relata Branco. 

Para o prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), que teve duas unidades certificadas, o processo é uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. “Investimos bastante em estrutura e equipamentos, mas são os profissionais da saúde que fazem a diferença. A certificação mostra que estamos no caminho certo, vamos trabalhar para implantar este novo padrão em toda a nossa rede básica de saúde”, comenta Miguel Amaral. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber