Mais lidas
Região

Universidade Federal do Paraná propõe parcerias com a Amuvi

.

A Universidade Federal do Paraná propõe parcerias com a Amuvi - Foto: Divulgação
A Universidade Federal do Paraná propõe parcerias com a Amuvi - Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, apresentou ontem em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) proposta de parcerias com as prefeituras da região. Na reunião da entidade municipalista, realizada no plenário da Câmara de Jandaia do Sul, o diretor do Campus, professor Eduardo Teixeira, abriu a possibilidade de oferta de consultorias, especializações (pós-graduação) e cursos de capacitação, via “Produtec”. “A UFPR veio para ficar e um dos seus compromissos é a extensão de atividades para toda a região, contribuindo n o seu desenvolvimento”, frisou Teixeira, lembrando que a universidade, Campus de Jandaia do Sul, já mantém boas parcerias em Mandaguari e Lunardelli.   

O evento foi aberto pelo prefeito anfitrião, Benedito José Púpio, o “Ditão”, que saudou os colegas prefeitos e secretários de toda a região. Ele agradeceu ao presidente da Amuvi, Beto Preto, por sediar a reunião em Jandaia. “Temos uma excelente oportunidade de firmar parcerias com a Universidade Federal do Paraná a um custo baixo, beneficiando principalmente os pequenos municípios da região”, destacou Ditão.

Ainda no início da reunião, o prefeito em exercício de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, justificou a ausência do prefeito Beto Preto que está licenciado. Ele aproveitou o momento para pedir um minuto de silêncio em memória do ex-prefeito de Bom Sucesso, Maurício Aparecido de Castro, o “Ná do Açougue”, sepultado no dia anterior. E, em seguida, pediu aplausos ao ex-prefeito.

Foto: Divulgação 

GESTÃO PÚBLICA - No encontro de prefeitos e secretários municipais da Amuvi o professor de administração da UFPR, Joel Souza e Silva ministrou uma palestra com o tema “Como melhorar a gestão pública do s municípios”. Silva, que já atuou no STF, TCE-PR, Secretaria de Administração do Paraná e Prefeitura de São Paulo, enumerou diversos conceitos que devem ser observados para alcançar bons resultados na gestão pública.

Segundo ele o objetivo maior das prefeituras e seus gestores é servir a sociedade. “O poder público existe para servir aos cidadãos, satisfazer as expectativas, gerenciar processos, buscar melhorias constantes e sempre aprimorar o atendimento aos munícipes”, destacou Joel Souza e Silva.

Foto: Divulgação 

PRODUTEC – Ainda no encontro, o professor Álvaro Pereira de Souza, expôs todo o funcionamento do programa “Produtec” da UFPR. Entre os cursos disponibilizados para as prefeituras do Vale do Ivaí estão “Licitação e contratos”, “Agentes químicos de risco” e “Boas práticas de fabricação para manipuladores de alimentos”.

O coordenador do programa também apresentou o “Projeto de Aumento da Produção de Leite no Vale do Ivaí”. Segundo o professor existem tecnologias avançadas para alavancar a produção e qualidade n o rebanho leiteiro do Vale do Ivaí. “A média na região é de 1.381 litros de leite por vaca/ano, enquanto em países com alta tecnologia essa média chega a ultrapassar os 14 mil litros de leite por vaca/ano”, comentou.

Ao final do encontro, os prefeitos decidiram que as parcerias com a Universidade federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, poderão ser feitas via Amuvi. O tema será pauta de uma nova reunião, que deve ser agendada ainda neste mês.

Da reunião participaram os prefeitos de Cambira, Emerson Toledo; Lunardelli, Reinaldo Grola; Novo Itacolomi, Moacir Andfreolla; de Ariranha, Augusto Cicatto; Bom Sucesso, Raimundo Severino Junior; Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves; e de Mandaguari, Ramualdo Batistão. Marumbi e Mauá da Serra foram representados por secretários.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber