Facebook Img Logo
Mais lidas
Região

Arco e flecha: esporte reúne praticantes em Ivaiporã

.

Image Background

O arco e flecha uma das modalidades esportivas mais antigas do mundo, requer do atleta um conjunto de funções simultâneas de várias parte do corpo, exigindo coordenação motora e o equilíbrio emocional. Em Ivaiporã, a prática do tiro com arco vem ganhando popularidade há cerca de três anos, e hoje tem até um grupo de praticantes que treinam pelo menos três vezes por semana, através da Associação de Tiro com Arco e Flecha de Ivaiporã (Atafi). 

Conforme o vice-presidente da associação, Francisco Guendi Yanagida que atira desde os 14 anos, o esporte traz muitos benefícios para as pessoas “O esforço de puxar o arco flexiona braços, peitos e ombros, exercitando toda a musculatura. Ao se concentrar para executar o tiro, o arqueiro também busca um total equilíbrio do corpo para acertar o alvo ”, destaca. 

Segundo ele, a prática constante acaba beneficiando não apenas o corpo, mas também a mente dos arqueiros. “A gente percebe que as crianças que começam a praticar o esporte, começam a ter também melhores resultados na escola por causa da concentração. Também ajuda a autoconfiança, porque ensina que para acertar o alvo é preciso que se esteja confiante no próprio desempenho”, enfatiza Yanashida.

Outra vantagem do tiro com arco é a sociabilidade, uma vez que pessoas de todas as idades podem participar. É o caso de Antônio Graef, conhecido por Alemão, que começou a praticar o esporte, depois que levou as netas Acácia de 14 anos e Amabille de 9 anos aos treinamentos. “Nem conhecia direito o esporte. Aí comecei trazer as meninas e gostei da brincadeira. É um esporte que dá muita satisfação e ajuda também a relaxar dos desgastes do dia a dia”, relata. 

SEGURANÇA

Para se tornar um arqueiro é necessário seguir as instruções corretas. Pois, apesar dos vários benefícios, a prática do arco e flecha pode ser perigosa se praticada sem a ajuda de um instrutor. Posturas e movimentos errados podem lesionar músculos e tendões e a prática, sem equipamentos de segurança e supervisão, podem causar acidentes graves.

Em Ivaiporã, os futuros arqueiros podem procurar a Atafi para conhecer o esporte e iniciar os treinamentos, que são realizados nas terças, quartas e sextas-feiras, no Centro da Juventude, na Vila Nova Porã. “Se a pessoa gostar, e quiser participar, a associação tem vários equipamentos que emprestamos para a pessoa possa treinar, até que possa adquirir seu próprio arco e flecha. Se a pessoa gostar e quiser fazer parte da associação a mensalidade é R$ 20,00”, explica Yanashida. 

Conforme Yanashida, em média o investimento para iniciar no arqueirismo com equipamento próprio é R$ 1 mil, mas existem kits que chegam a custar o triplo . “Estimulamos as pessoas a testarem o equipamento antes de comprar definitivamente, se a pessoa compra a um equipamento e não se adaptar é preciso trocar e é um custo relativamente alto”, comenta. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber