MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Telefonia mantém liderança no ranking de reclamações no Procon

Com atendimento ampliado para os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, o Procon Apucarana concluiu o ano de 2017 com a marca histórica de 13,2 mil atendimentos. Nos 12 meses do ano, foram 1.100 consumidores, em média mensal. O setor de telefonia – fixa

Da Redação

·
Telefonia mantém liderança no ranking de reclamações. Foto: Sérgio Rodrigo
Icone Camera Foto por Reprodução
Telefonia mantém liderança no ranking de reclamações. Foto: Sérgio Rodrigo
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.12.2017, 08:58:00 Editado em 30.12.2017, 09:03:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com atendimento ampliado para os municípios de Cambira e Novo Itacolomi, o Procon Apucarana concluiu o ano de 2017 com a marca histórica de 13,2 mil atendimentos. Nos 12 meses do ano, foram 1.100 consumidores, em média mensal. O setor de telefonia – fixa e celular – dominou o volume de ações dos atendentes do órgão, alcançando 8,5 mil reclamações, o equivalente a 65% dos atendimentos, seguido de problemas relacionados a serviços bancários 2,5 mil. As questões não resolvidas de imediato resultaram na instauração de 670 procedimentos e destes 540 foram resolvidos, ou seja, 80% de soluções ao consumidor.

continua após publicidade

Para o coordenador do Procon Apucarana, advogado José Carlos Balan, este volume de atendimento está diretamente relacionado à conscientização do consumidor quanto aos seus direitos. “O consumidor está muito mais atento e quando identifica estar sendo lesado por fornecedores de bens e serviços, procura o órgão para ter uma solução. Felizmente o serviço prestado ao cidadão tem resultados expressivos, pois os atendimentos de mesa, através do serviço 0800 dos fornecedores, alcançam 90% de solução imediata, satisfazendo as partes envolvidas”, salienta o coordenador.Quanto aos procedimentos instaurados, o advogado explica que são questões onde não foi possível atender de imediato ao consumidor. “Nesta situação, a empresa recebe uma notificação e o prazo de resposta é de 10 dias após o recebimento do documento. São questões relacionadas, principalmente, a troca de produto ou restituição de valores pagos, quando o objeto passou por assistência técnica e não houve resolução no prazo de 30 dias definido no Código de Defesa do Consumidor”, complementa o coordenador.

TELEFONIA
As principais operadoras de telefonia – TIM, Oi, Vivo e Claro – são as que mais movimentaram o Procon Apucarana, o mesmo ocorrendo com as instituições de crédito – bancos e financeiras. “Cobranças indevidas, falhas na prestação de serviço, descumprimento de contratos, entre outras situações obrigaram a intervenção para a solução do conflito. Os resultados são imediatos, mas causam desconforto ao consumidor, que contrata um serviço e o recebido não atende suas expectativas, exigindo a intervenção do Procon”, complementa o diretor.Em relação a financeiras e bancos, ao longo do ano o Procon Apucarana realizou negociações de dívidas relacionadas a cartões de crédito e financiamentos de veículos. “Não estabelecemos, neste ano, nenhum período especifico para renegociação de dívidas, mas todos os consumidores que buscaram liquidar ou parcelar seus débitos foram atendidos. Os resultados, na maioria dos casos, foram satisfatórios ao consumidor, pois conseguidos negociar dívidas com desconto de até 70% do valor devido”, relata o advogado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Telefonia mantém liderança no ranking de reclamações no Procon"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!