Facebook Img Logo
Mais lidas
Região

IFPR aprova cursos de agronomia e sistemas de informação em Ivaiporã

.

A reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) aprovou a instalação dos cursos de Engenharia Agronômica e o curso bacharelado de Sistemas de Informação para o campus de Ivaiporã. O processo para implantação dos cursos terá início a partir do ano que vem. A informação foi confirmada nesta semana pelo deputado federal Sergio Souza (PMDB) em visita ao prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB). 

“O instituto passa por um momento de expansão. Neste momento estão sendo investidos R$ 2,8 milhões na construção do Ginásio de Esportes. Para o ano que vem teremos mais dois cursos superiores no campus de Ivaiporã, Agronomia e Sistemas de Informação. Ambos estão aprovados pelo reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta”, comenta. 

Conforme o deputado, os cursos começam a ser implantados no próximo ano. “O ano que vem teremos todo o desenvolvimento para que os cursos sejam instalados, e possamos ter vestibular em 2018 para começar as aulas em 2019. O prefeito já se comprometeu em doar o terreno de aproximadamente 8 alqueires nas proximidades do campus que servirá para a instalação da fazenda experimental”, assinala Sérgio de Souza. 

Para que os cursos sejam instalados no campus de Ivaiporã, além do terreno doado pela Prefeitura, o Governo Federal vai investir aproximadamente R$ 5 milhões, para aquisição equipamentos e construção de salas de aulas e laboratórios. O prefeito Miguel Roberto do Amaral comemora a boa notícia e diz que os novos cursos consolidam Ivaiporã como polo regional na Educação. “A gente quer agradecer o Sergio Souza que pessoalmente cuidou disso, trabalhando junto ao reitor Zanatta. É um projeto que começou na gestão do Carlos Gil e agora que se consolida”, afirma Miguel Amaral.

Segundo o diretor do campus, Onivaldo Flores Junior, para o curso de Agronomia que tem duração de 5 anos serão disponibilizados 40 vagas, e para o curso bacharelado Sistemas de Informação outras 40 vagas. A comissão de estruturação de cursos, também trabalha no projeto para a implantação em 2020 do curso de Engenharia Elétrica. “A nossa intenção é fazer o trabalho de verticalização, em que o aluno entre aqui para fazer um curso de formação básica inicial e continuada, consiga fazer o curso de ensino médio integrado já profissionalizante, e depois dê prosseguimento com um curso de ensino superior. A nossa intenção também é no futuro oferecermos doutorado nessas áreas”, ressalta Junior.

CINCO CURSOS

Atualmente no campus de Ivaiporã oferece cinco cursos técnicos e dois superiores. Os cursos técnicos profissionalizantes integrados ao ensino médio agroecologia e eletrotécnica são no período da manhã, informática à tarde. O curso técnico em eletrotécnica subsequente é no período noturno. Nos cursos superiores, o campus oferece licenciatura em física e o curso tecnólogo em agroecologia, ambos a noite. 


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber