Mais lidas
Região

Corrida que incentiva fim do tabagismo reúne 300 participantes em Ivaiporã

.

Prova com trajeto de 6,2 Km está na sexta edição em Ivaiporã
Prova com trajeto de 6,2 Km está na sexta edição em Ivaiporã

Realizada no sábado (2) em Ivaiporã, a 6ª Corrida Rústica Pare de Fumar Correndo recebeu aproximadamente 300 pessoas. A competição, que tem como proposta incentivar uma vida mais saudável e faz um alerta ao tabagismo, é uma promoção da Prefeitura de Ivaiporã em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Lions Club Internacional e Associação Comercial de Ivaiporã.

Para o coordenador do campus da UEM em Ivaiporã, Ricardo Carminato, o evento vem cumprindo a proposta, e mostra ao fumante a necessidade de parar com o vício de fumar. “Sabemos que o tabagismo é difícil de ser rompido e esse evento propõe aos fumantes a usar o exercício físico como um aliado para superar o cigarro. Temos alguns ex-fumantes que hoje participam da corrida e revelam o quanto deixar de fumar melhora o sono, a alimentação, a respiração, enfim, as atividades do dia a dia”.
O advogado Paulo Roberto Belo, parou de fumar há 10 meses, e  participou da prova. “Acredito que fui bem, fiz os 6,2 mil metros em 33 minutos”, relata. Ele admite que não foi fácil largar um vício mantido há quase quatro décadas. “Mas está valendo a pena, estou feliz e pretendo não voltar a fumar nunca mais. Para o ano que vem vou me preparar melhor e obter uma marca melhor ainda”, assinala Belo.
Este a ano a largada e encerramento da corrida aconteceu na Praça Manoel Teodoro da Rocha e reuniu atletas que disputaram, as categorias mirim; infantil e juvenil; adulto e veterano.



10 motivos para parar de fumar agora mesmo:

1. Melhora a frequência cardíaca e pressão arterial.
2. Diminui o risco de câncer (pulmão, boca, laringe e estômago)
3. Caí o risco de infarto do miocárdio.
4. Diminui o risco de acidente vascular cerebral (AVC).
5. Com os pulmões poupados do monóxido de carbono, a respiração melhora e, consequentemente, o desempenho na atividade física ficará muito melhor.
6. Melhora o paladar e o olfato.
7. Retarda o envelhecimento.
8. Diminui o risco de enfisema nos pulmões.
9. Reduz o risco de depressão.
10. Melhora desempenho sexual.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber