MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Mais de 200 mil estudantes fizeram provas do Saep 

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino fizeram nesta quinta-feira (30) as provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). Ao todo, 2

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.11.2017, 17:46:00 Editado em 30.11.2017, 17:47:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª ano do Ensino Médio da rede pública estadual de ensino fizeram nesta quinta-feira (30) as provas de Língua Portuguesa e Matemática do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). Ao todo, 230 mil estudantes fizeram as provas, que servem para diagnosticar o nível de desempenho dos estudantes e definir ações de intervenções voltadas à melhoria da educação pública paranaense.

continua após publicidade

As avaliações do Saep têm como base as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná e o Caderno de Expectativas de Aprendizagem, propiciando um quadro da situação da Educação Básica da rede pública estadual de ensino. “O Saep é muito importante, pois fornece informações que, aliadas aos resultados do desempenho nessas disciplinas, dão embasamento para a formulação das políticas estaduais na área educacional”, explicou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

Os resultados do Sistema possibilitam a reflexão sobre o desempenho dos alunos e a articulação dos resultados com o planejamento de ações eficazes com foco na evolução e no processo de ensino e aprendizagem, atendendo um dos objetivos do Minha Escola Tem Ação (Meta), o principal programa pedagógico da Secretaria de Estado da Educação.

continua após publicidade

Os estudantes do 3° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual São Paulo Apóstolo, no bairro Uberaba, em Curitiba, aprovaram a avaliação. Para eles o desempenho no teste serve para aprimorar os conhecimentos. “Essa prova é importante para fazer uma autoavaliação e ver o que não entendemos e procurar melhorar”, disse a estudante Carla Eduarda Canton, 17 anos.

Os colegas Beatriz Lubaszewski do Amaral, 17 anos, e Ernesto Eckel Tritny, também com 17 anos, contaram que a avaliação permite estabelecer um parâmetro com as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o que foi visto durante o ano letivo. “Conseguimos assim avaliar o nosso desempenho no Enem e nas disciplinas que estudamos”, disse Beatriz. “Além disso, podemos avaliar o nível de aprendizado da escola”, frisou Enersto.

Para o professor de Língua Portuguesa Leonardo Costa de Borba, os resultados das avaliações também contribuem para o planejamento dos professores. “Todas as avaliações trazem uma contribuição principalmente no ensino fundamental e médio, que são momentos de transição. Analisamos as questões da Prova Brasil e do Saep e tentamos adaptar nossas avaliações com base nesses questionários, porque com isso conseguimos diagnosticar como podemos melhorar”, disse.

QUESTIONÁRIO - Estudantes, professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nas turmas avaliadas, diretores e equipes pedagógicas também preencheram um questionário sobre seu perfil cultural, socioeconômico, hábitos de estudo e ambiente escolar. Esse instrumento fornecerá informações que, junto com as provas, são importantes na formulação das políticas educacionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Mais de 200 mil estudantes fizeram provas do Saep "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!