Mais lidas
Região

Polícia Ambiental apreende 20 aves e prende 3 pessoas em Ivaiporã

.

Aves foram apreendidas após denúncia anônima
Aves foram apreendidas após denúncia anônima

A Polícia Ambiental localizou nesta quinta-feira (23) em sítios na região do distrito de Santa Bárbara, em Ivaiporã, 20 aves silvestres irregulares, armadilhas e uma espingarda artesanal. Dentre elas, 17 espécies trinca-ferro ameaçadas de extinção, dois sabiás e uma coleirinha. A operação foi realizada após denúncia anônima na Secretária Municipal de Meio Ambiente de Ivaiporã de que 80 trinca-ferros seriam encaminhados para São Paulo. Três pessoas foram presas.
De acordo com informações do sargento Daniel Patrício na casa suspeita de comercializar os trinca-ferros foram encontradas 16 aves. “Num primeiro momento, havia informação que os moradores deste sítio caçavam e vendiam pássaros, especificamente trinca-ferro. Eles já estariam de posse de 50 aves em cativeiro e aguardando mais 30 para fechar um lote de 80 para encaminhar para São Paulo”, relata.
Foi aguardado o momento mais oportuno e na manhã desta quinta-feira, com apoio de fiscais ambientais da secretaria municipal de Meio Ambiente, foi desencadeada a operação. “Lamentavelmente, o cidadão realmente caçava e revendia as aves. Mas, no momento da nossa busca foram localizadas apenas 16 aves. Acreditamos que os pássaros já tenham sido encaminhados para o cidadão que faz a conexão para São Paulo.  Infelizmente perdemos essa oportunidade”, assinala Patrício.
Numa chácara vizinha à propriedade onde foi realizada a operação, os policiais localizaram ainda, mais quatro aves e uma espingarda artesanal.
Os homens presos, as aves e a arma foram levados para a 54ª Delegacia Regional de Polícia de Ivaiporã. Posteriormente, as aves seriam avaliadas na Secretaria de Meio Ambiente e as com condições de voltar seriam libertadas.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber