Mais lidas
Região

Marinha lacra balsa no Vale do Ivaí ao constatar irregularidades e riscos

.

A balsa Tereza Cristina opera na travessia do rio Ivaí entre os municípios de Cândido de Abreu e Prudentópolis - Foto: Capitania Fluvial do Rio Paraná
A balsa Tereza Cristina opera na travessia do rio Ivaí entre os municípios de Cândido de Abreu e Prudentópolis - Foto: Capitania Fluvial do Rio Paraná

A Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) nesta semana a balsa Tereza Cristina, que faz a travessia do rio Ivaí entre os municípios de Cândido de Abreu e Prudentópolis, distante aproximadamente 515 km da sede da Capitania, em Foz do Iguaçu. 

Uma  equipe de Inspeção Naval da Marinha do Brasil verificou que a balsa operava com uma bomba de esgoto com vazão insuficiente para as características da embarcação, e com risco operacional no guincho de suspensão e descida da rampa de acesso.  

Segundo CFRP, as duas irregularidades geram risco à navegação e à salvaguarda da vida humana, com a possibilidade de acidentes envolvendo passageiros e cargas. Além disso, no momento da inspeção naval a balsa Tereza Cristina não dispunha dos documentos obrigatórios para a  navegação. 

Proprietário da embarcação deverá sanar as  irregularidades
notificadas junto à CFRP - Foto: Capitania Fluvial do Rio Paraná

Para voltar a operar no rio Ivaí, o proprietário da embarcação deverá sanar as  irregularidades notificadas junto à CFRP.  A Inspeção Naval da Marinha do Brasil tem como principais propósitos zelar pela segurança da navegação, salvaguardar a vida humana e evitar a poluição das águas jurisdicionais brasileiras.   

Como denunciar irregularidades
A CFRP incentiva que os usuários das embarcações de transporte de passageiros e carga  apoiem a fiscalização como um ato de cidadania. Neste sentido, as suspeitas de irregularidades devem ser comunicadas à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail cfrp.secom.@marinha.mil.br.  

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber