Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Cemitérios devem receber 70 mil pessoas

.

Movimentação deve ser intensa durante todo o dia de hoje (Delair Garcia)
Movimentação deve ser intensa durante todo o dia de hoje (Delair Garcia)

A movimentação deverá ser intensa durante todo o dia de hoje nos cemitérios de Apucarana, Ivaiporã e Arapongas. A estimativa é que cerca de 70 mil pessoas aproveitem o feriado de Finados e o fim de semana para homenagear os entes queridos. Vendedores ambulantes também aproveitam a oportunidade para aumentar a renda do mês.


Em Apucarana, a expectativa é que 30 mil pessoas passem pelos cemitérios Cristo Rei e da Saudade, que são os principais do município. Na cidade vizinha, Arapongas, o número esperado de visitantes é de 20 mil no Cemitério Municipal. Já em Ivaiporã, a previsão também é de 20 mil pessoas neste feriado.

Ontem à tarde, a movimentação já era intensa no Cemitério Cristo Rei, que tem o maior número de jazigos. Porém, o maior público é esperado para hoje. A Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) espera mais de 10 mil visitantes. 

Já no Cemitério da Saudade, que tem cerca de 3,5 mil jazigos, a estimativa é de dois mil visitantes no dia de hoje. No entanto, a visitação deve se estender até o domingo.
O diretor-presidente da Aserfa, Marcos Bueno, observa que a movimentação deverá também ser intensa durante todo o fim de semana. “A maior concentração de público é sempre no feriado mesmo. Os túmulos mais visitados, no Cristo Rei, geralmente, são da Maria do Café, dos padres Josefinos e também dos policiais militares”, diz.

Com a presença dos visitantes, os vendedores ambulantes aproveitam a data para incrementar o orçamento do mês. Um exemplo é a vendedora ambulante Cleide Maria Barreira, que há vinte anos vende flores na entrada do Cemitério Cristo Rei. “Trabalho como cuidadora de idosos durante o ano, mas nesta data eu venho vender flores. Hoje (ontem), as vendas estão muito boas”, revela.

A ambulante de flores Vitória Rufatto também estava animada com as vendas. “Espero que amanhã (hoje) seja ainda melhor”, diz. Mas não só os vendedores de flores que aproveitam a oportunidade para incrementar a renda do mês. O vendedor de salgados e refrigerantes José Maurício Rosa trabalha há vinte anos durante o Dia de Finados. “O ano passado foi muito bom. Fui embora às 16 horas, porque acabou meu estoque. Espero que este ano também seja bom”, comenta animado.

Hoje, por causa da data, a abertura dos cemitérios de Apucarana acontecerá às 7h30 e o fechamento será às 18 horas. Hoje, haverá missas em diversos horários em todos os cemitérios das três cidades. Nos outros dias, o horário de funcionamento é das 8h às 18 horas.

Chuvas prejudicaram reforma de túmulos
O movimento também foi grande ontem no Cemitério Municipal de Ivaiporã. As chuvas na semana passada atrapalharam familiares que desejavam fazer melhorias nos túmulos de entes queridos.

A previsão é que passem pelo cemitério hoje mais de 20 mil pessoas. Três ônibus da prefeitura farão o transporte gratuito dos bairros mais distantes. Os ônibus passarão pelo Terminal Rodoviário Central com saída dos bairros às 8h e 10 horas no período da manhã, e às 13h e 17 horas.

A chuva também atrapalhou os trabalhos do pessoal da prefeitura. Desde o início do mês passado, eles trabalharam nos serviços de poda de árvores, reforma da secretaria do cemitério, pintura, guias e meios fios. “Normalmente, os trabalhos são concluídos cinco dias antes de Finados, mas neste ano, por causa das chuvas, atrasamos um pouquinho o cronograma”, afirma Valdinei Szlapack, do setor de serviços urbanos.

Ontem, Adriana Andrade dos Santos Souza se encontrava no cemitério nos últimos preparativos de limpeza. Todos os anos ela e uma vizinha fazem a limpeza de pelo menos cinco sepulturas de amigos e familiares. “Era para vir no final de semana, mas o tempo não ajudou”, relata Adriana.

Alguns ambulantes, dos 25 que estão cadastrados na prefeitura, também começavam a montar ontem as barracas em frente ao Cemitério Municipal. Hoje, eles vão comercializar diversos produtos, tais como flores, coroas, velas, água, frutas e lanches. 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber