Mais lidas
Região

Santuário de Santa Rita de Cássia ganha painel

.

Artista sacro Sergio Ceron mostra modelo do painel (Foto: Ivan Maldonado)
Artista sacro Sergio Ceron mostra modelo do painel (Foto: Ivan Maldonado)

Em fase final das obras de reforma e remodelação do Santuário Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, o patrimônio artístico da igreja está sendo enriquecido com pintura de mural de autoria do artista sacro Sergio Ceron. A pintura na parede de 12 metros de largura por seis metros de altura atrás do altar mostrará imagens bíblicas.
O foco é Santa Rita contemplando o Cristo crucificado e a cruz gloriosa no centro do painel, além de imagens relacionadas à vida da santa.
Segundo Ceron, a parede apisidal (atrás do altar) interage com o espaço do santuário. “A iconografia da igreja deve repetir o significado da arquitetura. Enquanto na nave nós temos a terra, a história, o tempo linear, no presbitério nós temos as realidades celestes, o paraíso. Portanto, aqui se pede ao artista colocar uma imagem que fale disso, que mostre o que existe no céu ou das realidades divinas”, comenta. 
Por se tratar de Santa Rita, o painel mostrará uma grande cruz gloriosa, que remete a espiritualidade da santa. O Cordeiro sobre uma montanha, o Pai representado por uma mão e o Espírito Santo representado por uma pomba. “No eixo da parede teremos a imagem trinitária. Também teremos quatro símbolos dos evangelistas, São Marcos, São Matheus, São João e São Lucas. Nas laterais Santa Rita que contempla em primeiro lugar a cruz que ela tem na mão que é o Cristo crucificado, porque ela recebeu também os estigmas da cruz de espinho, mas ao mesmo tempo contempla a cruz gloriosa no centro”, explica Ceron.
Além da pintura na parede apisidal, o artista sacro também está criando icnografia em mosaico para a capela do santíssimo, e ainda nos locais dentro da igreja onde e encontra a imagem de Santa Rita e de Nossa Senhora Aparecida. O trabalho executado por Ceron, tem a colaboração do vitralista sacro e também pintor Rogerio Baggio.

REFORMA
Iniciada em 2014, a remodelação do Santuário de Santa Rita mais que dobrou a capacidade de acolhimento da igreja, que tinha capacidade  para 500 pessoas e hoje pode receber dois  mil fiéis. O Santuário é um dos principais destinos de turismo religioso no Vale do Ivaí. Apenas em maio, mês consagrado à santa, cerca de 70 mil pessoas passam pelo local.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber