MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Comarca de São João do Ivaí se prepara para cadastro biométrico

O cadastramento biométrico dos eleitores de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira começa no dia 02 de outubro. A coleta de digitais é obrigatório, sendo que quem não comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 15 de dezembro, terá o título cancelado

Da Redação

·
Comarca de São João do Ivaí se prepara para cadastro biométrico
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.09.2017, 06:56:00 Editado em 26.09.2017, 07:06:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O cadastramento biométrico dos eleitores de São João do Ivaí, Lunardelli e Godoy Moreira começa no dia 02 de outubro. A coleta de digitais é obrigatório, sendo que quem não comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 15 de dezembro, terá o título cancelado, não podendo votar nas eleições, além de outros impedimentos legais.

continua após publicidade

A data foi anunciada em reunião com os prefeitos da comarca, ocorrida recentemente. O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral e coordenador da equipe de apoio da biometria no Estado do Paraná, Marcelo Quentin, participou da reunião com os prefeitos, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de São João do Ivaí.

Na oportunidade, ele pediu a parceria dos municípios na divulgação do prazo para o cadastramento. "Os eleitores precisam ter ciência com esse compromisso, uma vez que a não regularização implica em penalidades", alerta Quintin. A juíza da comarca, Andréa de Oliveira Lima Zimath, e o chefe do cartório eleitoral, Juliano Junior Silvério, também participaram da reunião, dando instruções aos municípios.

continua após publicidade

Segundo a juíza, a biometria é um sistema mais seguro que dará ainda mais credibilidade ao processo eleitoral. "Com essa modernização, as chances de fraudes são quase nulas. É muito importante que a população vá até o cartório eleitoral para o cadastro biométrico", destaca.

Prevendo que muitas pessoas deixarão de comparecer ao cartório eleitoral para o cadastramento, por conta da indignação com a política nacional, Zimath incentiva os eleitores, dizendo que a mudança depende do voto. "Os eleitores têm o poder de mudar, não adianta escolher pela omissão. Vamos continuar aptos ao processo democrático, fazendo esse cadastramento", incentiva a juíza.

Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência recente em seu nome e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. Lembrando que o cadastramento nos municípios da comarca de São João do Ivaí, começa no dia 02 de outubro.

Quem não fizer o cadastramento terá o titulo de eleitor cancelado, não podendo votar nas próximas eleições e pode ter problemas como não poder tirar passaporte, não assumir cargos públicos, entre outras situações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Comarca de São João do Ivaí se prepara para cadastro biométrico "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!