MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Agricultor tem prazo para entregar a declaração do ITR

Os proprietários de imóveis rurais têm até a próxima semana, dia 29,  para entregar  a declaração anual do Imposto Territorial Rural (ITR) 2017.A declaração deve ser feita no site da Receita Federal. Em Ivaiporã, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais faz o

Da Redação

·
Agricultor tem prazo para entregar a declaração do ITR
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2017, 07:40:00 Editado em 22.09.2017, 07:48:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os proprietários de imóveis rurais têm até a próxima semana, dia 29,  para entregar  a declaração anual do Imposto Territorial Rural (ITR) 2017.A declaração deve ser feita no site da Receita Federal. Em Ivaiporã, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais faz o preenchimento da guia para os associados.

continua após publicidade

O presidente do sindicato, Donizete Pires diz que todas as propriedades rurais são obrigadas a apresentar a declaração, mesmo às propriedades isentas.  “São isentas propriedades de até 15 alqueires. Mas isso não significa que o não deve entregar a declaração”.

Ele explica ainda, que os isentos são aqueles que têm a renda voltada ao sustento da família. “Tem que morar na propriedade e não ter nenhum imóvel na cidade”, explica Pires.

continua após publicidade

Segundo Pires, é importante que o produtor declare no prazo para evitar possíveis multas e bloqueios em documentação. “Se não estiver com a declaração em dia, o produtor não terá acesso a Certidão Negativa, e ficará bloqueado para registrar a compra ou venda da propriedade e conseguir financiamento bancário”, assinala Pires.

Os documentos necessários são o  ITR 2016, matrícula atualizada do imóvel (se houver alguma alteração na situação jurídica) e recibo do Cadastro Ambiental Rural, o CAR (no caso daqueles que já fizeram o cadastro).

Os produtores que declararem o ITR após o prazo estabelecido pela Receita Federal, 29 de setembro, serão obrigados a pagar multa de 1% por mês de atraso, calculada sobre o total do imposto devido, sem prejuízo da multa e dos juros de mora devidos pela falta ou insuficiência do recolhimento do imposto.

continua após publicidade

Pagamento do imposto

O imposto é anual. Para o cálculo é utilizada uma alíquota que varia de acordo com a área da propriedade e o seu grau de utilização, sendo utilizado apenas o Valor da Terra Nua (VTN), ou seja, sem qualquer tipo de benfeitoria ou cultura.

O pagamento do imposto poderá ser pago em até quatro quotas iguais, mensais e consecutivas, desde que nenhuma quota seja inferior a R$ 50,00. O imposto de valor inferior a R$ 100,00 deverá ser pago em quota única.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Agricultor tem prazo para entregar a declaração do ITR "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!