Mais lidas
Região

Correios vão fechar 27 bancos postais na região

.

A direção dos Correios anunciou o fechamento dos Bancos Postais em 1.836 agências da empresa em todo o Brasil. O encerramento das atividades foi marcada para o próximo dia 11. Na região, as agências da EBCT de todos os 26 municípios do Vale do Ivaí mais Arapongas vão deixar de ofertar os serviços. O impacto será ainda maior para aquelas cidades que não possuem outras agências bancárias ou cooperativas de crédito.

O Banco Postal é a marca dos Correios que atua como correspondente bancário básico. No Paraná, serão 411 unidades fechadas.  Um dos motivos alegados para a interrupção dos serviços é a insegurança e o grande número de assaltos a agências dos Correios que geraram diversas ações judiciais impetradas pelo sindicado e MPF requerendo a adoção de portas giratórias, profissionais de segurança e demais medidas de segurança. Na região, apenas em 2017, foram 16 assaltos registrados.

Os principais alvos neste ano foram as agências de Rio Bom e Cambira. Cada uma foi assaltada cinco vezes. Um funcionário da unidade de Cambira, que preferiu não se identificar, afirma que o fechamento do Banco Postal deverá ser um alívio. “O risco para nós vai diminuir bastante com o fechamento. Infelizmente tivemos que chegar a este ponto”, disse.Mesmo compartilhando o mesmo sentimento, um funcionário de Rio Bom lamenta. 

“A gente trabalha com muito medo por aqui, porque somos alvo da bandidagem. No entanto, só temos uma cooperativa de crédito na cidade, mas nenhum outro banco. Ou seja, vai ser complicado para a população”, ressalta.

Em algumas cidades, como Arapuã. Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira e Rio Branco do Ivaí, não há outra agência bancária nem sequer cooperativa de crédito para pagamento de contas e outras atividades bancários. Rio Branco do Ivaí, por exemplo, tinha uma agência do Banco do Brasil, mas ela foi explodida por ladrões em fevereiro deste ano e, até agora, não foi reaberta. O prefeito, Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), lamenta a situação. 

“A população está apavorada. Ter que ir para outra cidade para utilizar serviços bancários é muito prejudicial”, diz. Segundo ele, a administração municipal já buscou dialogar com o Banco do Brasil, que não deu prazo para a reabertura da agência. 

“Estamos conversando com outros bancos também e esperamos resolver esta situação o mais rápido possível, ainda mais agora, com o fechamento do Banco Postal”, ressalta.

OUTRO LADO
Em nota, a assessoria da empresa explicou que “os Correios vêm passando por uma situação econômica que requer medidas urgentes para garantir sua sustentabilidade. Com o aumento das decisões judiciais que obrigam a empresa a adotar ações de segurança adicionais às previstas para correspondentes bancários, os Correios se veem obrigados a interromper os serviços do Banco Postal em algumas agências, uma vez que os altos custos os tornam inviáveis”.No Brasil, a medida atinge 1,8 mil agências em 12 estados.

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber