Mais lidas
Região

Prefeitura e Sanepar ofertam curso em Faxinal

.

Encanadores estão sendo capacitados para implantação de rede de esgoto - Foto: Divulgação
Encanadores estão sendo capacitados para implantação de rede de esgoto - Foto: Divulgação

Trinta e dois encanadores participaram, na semana passada, em Faxinal, de um curso de interligação de rede de esgoto promovido Sanepar em parceria com a Prefeitura de Faxinal, na Sala do Empreendedor. Nos dois dias de curso, o objetivo foi preparar esses profissionais a fazerem a correta interligação dos imóveis à rede coletora de esgoto da Sanepar.

A Sanepar está finalizando a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Faxinal, que recebeu investimentos de R$ 10,5 milhões. Já foi concluída a Estação de Tratamento de Esgoto São Pedro e foram executados 55 km de tubulação. O serviço vai beneficiar 2.500 famílias, que já podem fazer a ligação dos imóveis à rede da Sanepar.Para garantir que as ligações sejam feitas da forma adequada, sem causar danos ambientais, ao sistema de esgoto e ao próprio usuário, o curso teve conteúdos teóricos e práticos.

Na parte teórica, o gestor de trabalho socioambiental da Sanepar em Apucarana, João Paulo Pansanato, explicou os pontos dos imóveis que devem ser ligados à rede de esgoto e que a água da chuva deve ser lançada na galeria pluvial.Na parte prática, houve demonstração de como fazer uma interligação da tubulação da Biblioteca Cidadã de Faxinal à rede coletora. O serviço foi feito pelos funcionários da prefeitura. Os participantes também foram até a estação de tratamento de esgoto conhecer o funcionamento do sistema com o gestor da área de esgoto da Sanepar Antônio Mancino.“É fundamental que as ligações sejam feitas de forma correta para que o esgoto doméstico seja lançado na rede coletora e receba o tratamento adequado na estação da Sanepar. Se houver lançamento irregular na galeria pluvial, ocorre dano ambiental. Da mesma forma, a água da chuva deve ser lançada na galeria pluvial porque se for para a rede de esgoto pode haver transbordamento e comprometer o sistema de tratamento”, afirma João Paulo.


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber