Região

Sanepar implanta software para controle do sistema de água de Paranavaí

.

Sanepar voltou a produzir água nesta quarta em Apucarana - Foto: Divulgação Sanepar
Sanepar voltou a produzir água nesta quarta em Apucarana - Foto: Divulgação Sanepar

A Sanepar está implantando um novo software que vai supervisionar e controlar o sistema de abastecimento de água de Paranavaí. Denominado IFIX, ele fará o monitoramento, em tempo real, de todas as medições de vazão, pressão, nível dos reservatórios, além do controle de todos os poços e elevatórias de água bruta e tratada da cidade.Com todos os dados coletados para o novo sistema, a área operacional da Sanepar poderá fazer análises de riscos e de perdas, ter dados diários de operação e elaborar estudos de futuras ampliações.

 Outro ponto positivo é a comunicação entre áreas, que por rádio modem ethernet – o que há de melhor no mercado tecnológico.O custo total da obra é de cerca de R$ 870 mil, que engloba a aquisição do software e a instalação em 15 pontos da cidade. Toda a obra foi inicialmente licitada para ser concluída em janeiro de 2018, mas será finalizada ainda em junho. 

“A antecipação em sete meses vai permitir que novas obras possam ser incluídas no sistema”, destaca o gerente regional de Paranavaí, Arnaldo Giovani Rech.Dentro desse novo Sistema de Supervisão e Controle (SSC) está o Centro de Controle Operacional (CCO), área física responsável pelo controle do sistema de abastecimento público. 

É do CCO que os operadores da Companhia vão acompanhar todo o sistema a partir de telas desenvolvidas especificamente para o sistema de Paranavaí, além de poderem emitir relatórios com dados diários ou mensais.

CAPACITAÇÃO – 

Os técnicos eletromecânicos do sistema de água de Paranavaí já passaram por curso de capacitação no Software IFIX. O treinamento ocorreu em duas etapas. A primeira parte foi feita no fim de março, com carga de 32 horas, e a segunda, em abril, somando mais 24 horas. Os técnicos de Paranavaí serão os responsáveis pela manutenção e, quando for necessário, em ampliar o sistema implantado.O Software IFIX é utilizado mundialmente para sistemas de supervisão e controle e foi escolhido para ser o sistema padrão na Sanepar. Na região Noroeste, já foi implantado um sistema similar em Maringá.