Mais lidas
Região

Trevos de acesso a Jandaia ganham redutores de velocidade

.

Dois dos trevos de acesso à cidade estão ganhando redutores de velocidade. Foto: Delair Garcia
Dois dos trevos de acesso à cidade estão ganhando redutores de velocidade. Foto: Delair Garcia

Alvo de abaixo-assinado e manifestações de moradores de Jandaia do Sul por conta do alto índice de acidentes, dois dos trevos de acesso à cidade estão ganhando redutores de velocidade. Os equipamentos começaram a ser instalados ontem pela concessionária Viapar por determinação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na BR-376.

Os dispositivos, que determinam velocidade de 60 km por hora, foram instalados no acesso na BR-369, na saída para Mandaguari, e no trevo da Emater. Ambos controlam velocidade no fluxo que vem se Maringá com destino Apucarana.Segundo o DER, cada equipamento custa em torno de R$ 50 mil e os dispositivos devem entram em funcionamento dentro de 15 dias. 

Além de calibrar os dispositivos, será necessário implantar sinalização na pista antes de acionar os equipamentos.A instalação dos redutores estava entre as medidas de segurança reivindicadas nas manifestações de moradores, que fecharam a pista para pedir mais segurança. A última, foi realizada em abril e levou cerca de 80 pessoas para a rodovia.Para o presidente da Câmara de Vereadores, André Saddi (PPS), a medida deve ajudar a salvar vidas. 

“Foi uma luta para sensibilizarmos o DER. Há anos esses pontos são palco de acidentes graves”, comenta. O prefeito Benedito Pupio (PSC) destaca que a implantação dos dispositivos é fruto de um esforço conjunto, inclusive na área política. 

“Faz vinte anos que a cidade vem pedindo medidas de segurança nesses trevos e conseguimos transformar isso em realidade”, comenta.

Segundo o prefeito, caso os redutores não surtam o efeito esperado, há possibilidade de implantar um terceiro dispositivo.Em nota, o DER afirmou que está analisando junto a concessionária quais outras medidas de segurança podem ser adotadas na região para reduzir o número de acidentes. Além dos redutores e da construção de uma passarela, os moradores também reivindicam a retomada das obras do contorno

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber