Mais lidas
Região

Sanepar pode assumir cobrança da taxa do lixo na região

.

Assunto foi tratado em reunião com prefeitos da região. (Fotos – Profeta)
Assunto foi tratado em reunião com prefeitos da região. (Fotos – Profeta)

Em reunião na última sexta-feira (26) em Rosário do Ivaí, prefeitos da região admitiram interesse em aderir ao serviço de cobrança da taxa de lixo por meio da conta de água da Sanepar. Atualmente, só Apucarana, Ivaiporã, Marilândia do Sul e São João do Ivaí têm convênio firmado com a empresa estatal.

O maior problema para as prefeituras que cobram a coleta do lixo no carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma inadimplência na faixa de até 40%. A Sanepar assegura que com a parceria, as prefeituras podem triplicar ou até quadriplicar a arrecadação para custear a coleta de lixo.

No caso de Apucarana, o prefeito e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, diz que o convênio garante muitos avanços para os municípios. Em Rosário, ele relatou aos colegas prefeitos que Apucarana arrecadou em 2016 – com a taxa do lixo -, R$ 5,9 milhões e teve um gasto de R$ 6,3 milhões.
Segundo ele, no caso de Apucarana, existem outros custos como a gestão do aterro sanitário, serviço que também está à cargo da Sanepar.  E ainda a coleta do lixo reciclável.

Na reunião da Amuvi, Luiz Pedroso, assessor técnico da Sanepar, apresentou um estudo detalhado e todos os passos para firmar o convênio com a Sanepar. Entre as vantagens para as prefeituras, Pedroso citou o reduzido percentual de inadimplência; fluxo de caixa contínuo; possibilidade de o cliente parcelar o serviço em 12 vezes; atualização cadastral mensal; e o recebimento pela prefeitura dos valores arrecadados até o décimo dia útil do mês subsequente ao pagamento pelos contribuintes.

O presidente da Amuvi, Beto Preto, propôs a realização de uma reunião técnica com representantes dos municípios e da Sanepar, na sede da associação, num prazo de 15 dias, para tratar do assunto.


×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber