Mais lidas
Região

Documentário filmado no interior do Paraná é exibido na França

.

Documentário  mostra a realidade do sistema carcerário brasileiro. Foto: Ivan Maldonado
Documentário mostra a realidade do sistema carcerário brasileiro. Foto: Ivan Maldonado

O documentário sobre a situação carcerária Brasil, filmado na cadeia pública de Ivaiporã, foi exibido na semana passada, pelo Canal Plus, na França. O filme “Les Dalton en Cavale”, foi produzido pelos jornalistas franceses Sonia Hedidi e Paul Cabanis, que trabalham na Babel Press, produtora de programa para a televisão. Clique aqui e assista.

Os jornalistas escolheram a Cadeia Pública da 54ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) para falar sobre fugas. Na época das filmagens a jornalista Sonia disse que o interesse pela Cadeia de Ivaiporã se deve principalmente em razão do número de fugas, além de uma tentativa de rebelião.

“Nas nossas pesquisas pudemos notar que no Brasil há grandes problemas de fugas. Chamou a atenção que as delegacias são improvisadas com um sistema carcerário. Para nós franceses, é surpreendente uma prisão numa delegacia’, explicou Sonia na época. 

A jornalista chegou a comparar o delegado responsável pela delegacia, Gustavo Dante, ao personagem das histórias em quadrinhos Lucky Luke, pela disposição e bom humor. 

Documentário
Além do delegado, Paul Cabanis e Sônia Hedidi ouviram depoimentos dos presos, entrevistaram o secretário de Estado da Segurança, Wagner Mesquita, e gravaram cenas de abordagens para mostrar como é o trabalho da Polícia Civil em Ivaiporã. Os jornalistas franceses se estabeleceram no Rio de Janeiro e prestam serviço para produtora Babel Press, que transmitiu o documentário por meio do Canal+, no programa L'Effet Papillon, que reprisou a produção no domingo, dia 7 de maio.  



×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber