MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Manutenção prejudica abastecimento em Jardim Alegre 

Em função de manutenção no Sistema de Abastecimento de Jardim Alegre, o fornecimento de água na cidade poderá ficar prejudicada na segunda, terça e quarta-feira da semana que vem. Segundo a Sanepar, não haverá interrupção no fornecimento de água, mas have

Da Redação

·
Segundo a Sanepar, não haverá interrupção no fornecimento de água, mas haverá menor volume. Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Segundo a Sanepar, não haverá interrupção no fornecimento de água, mas haverá menor volume. Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.03.2017, 16:43:00 Editado em 04.03.2017, 16:48:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em função de manutenção no Sistema de Abastecimento de Jardim Alegre, o fornecimento de água na cidade poderá ficar prejudicada na segunda, terça e quarta-feira da semana que vem. Segundo a Sanepar, não haverá interrupção no fornecimento de água, mas haverá menor volume sendo distribuído. O serviço será realizado no poço principal do sistema para recuperar sua vazão normal, que teve queda de quase 70%.

continua após publicidade

O gerente regional da Sanepar de Ivaiporã, Gilberto Cesar Taborda, explica que o serviço será realizado em um dos seis poços artesianos que abastecem a cidade. O poço fica localizado nas proximidades do Conjunto Habitacional José Pachulski e capta água do aquífero Guarani. O poço tem 690 metros de profundidade e 300 milímetros de diâmetro. A vazão normal é para 42 metros cúbicos (m³) por hora, porém caiu para apenas 16 m³. Os outros cinco poços que captam água do lençol freático Serra Geral, juntos tem vazão de 64 metros³ por hora. Para normalizar a vazão, a Sanepar fará a manutenção do poço, vai substituir a bomba que fica cravada a 300 metros de profundidade e ainda a manutenção do resfriador de água. 

“A bomba envia a água que sai muito quente do poço (32 graus) para o resfriador. Depois de resfriada, a água é enviada para o reservatório central para o tratamento. É muito força gerada e com o tempo a bomba foi se desgastando, por isso a queda da vazão”, explica Taborda. Devido à complexidade do trabalho, serão necessários três dias para a execução dos serviços. Neste período, a Sanepar utilizará caminhões-pipa para manter o nível do reservatório central. “Serão quatro caminhões que vão transportar água do reservatório de Ivaiporã para Jardim Alegre, cerca de 50 metros³ a cada viagem”, enfatiza Taborda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Manutenção prejudica abastecimento em Jardim Alegre "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!