MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Cerca de 500 mil mudas são distribuídas anualmente em Ivaiporã

O uso de áreas naturais e do solo para agricultura, pecuária e também loteamentos urbanos contribuiu para a redução da vegetação original no Vale do Ivaí nas últimas décadas. Em algumas áreas, a mata ciliar simplesmente desapareceu. O Viveiro Florestal do

Da Redação

·
Mudas são di stribuídas gratuitamente no viveiro do IAP em Ivaiporã| Foto: Ivan Maldonado
Icone Camera Foto por Reprodução
Mudas são di stribuídas gratuitamente no viveiro do IAP em Ivaiporã| Foto: Ivan Maldonado
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2016, 00:15:00 Editado em 15.10.2016, 21:55:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O uso de áreas naturais e do solo para agricultura, pecuária e também loteamentos urbanos contribuiu para a redução da vegetação original no Vale do Ivaí nas últimas décadas. Em algumas áreas, a mata ciliar simplesmente desapareceu. O Viveiro Florestal do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em Ivaiporã, trabalha há mais de 20 anos para auxiliar na recomposição da mata nativa na região. O local produz 500 mil mudas de pelo menos 25 espécies anualmente, incluindo várias ameaçadas de extinção.

continua após publicidade

O responsável pela produção de mudas, Durvalino Francisco do Nascimento, conta que as sementes para produção das mudas são coletadas nas matas do Vale do Ivaí. Após a coleta, o material é encaminhado para laboratórios em Campo Mourão e Curitiba. Nesses locais, as sementes são tratadas e depois retornam para o viveiro, onde é realizado o plantio em tubetes e a manutenção das mudas. “A procura tem aumentado muito. As pessoas estão mais conscientes e querem plantar.Temos capacidade de produção para mais de um milhão de mudas”, diz Nascimento.

De acordo com o diretor regional do IAP, Maurilio Villa, qualquer pessoa interessada no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas e alteradas de suas propriedades podem pedir as mudas gratuitamente. “É só fazer o cadastro e pegar a muda no viveiro. Daqui para frente é uma época boa, com clima favorável ao plantio”, assinala Villa. Os pedidos são feitos através do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 

continua após publicidade

O endereço para acesso ao sistema é o www.sga.pr.gov.br. Depois de realizada a solicitação, o pedido passa por uma análise do IAP. Caso o pedido seja aprovado, será encaminhado um e-mail ao requerente, com as informações do local de retirada das mudas. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Cerca de 500 mil mudas são distribuídas anualmente em Ivaiporã"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!