Região

Parque Jaboti sofre com lançamento de lixo

.

Foto: Edson Denobi
Foto: Edson Denobi

Apesar de receber todo o cuidado por parte da prefeitura, que promove manutenção periódica e diversos investimentos na melhora da infraestrutura de apoio aos frequentadores, o Parque Municipal Jaboti não consegue se livrar da sujeira. Um problema que parece ter se tornado crônico e que, de maneira controversa, tem como principal causador alguns frequentadores, que insistem em lançar indiscriminadamente no local todo tipo de lixo. 

Latas, garrafas, sacos plásticos, papelão, vasilhames, peças de roupas, ferragens, pneus, pedaços de móveis são alguns materiais encontrados e que estão sendo recolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, em mais uma operação de limpeza do parque. 

“É algo bastante desagradável e que nos deixa bastante triste não só como gestor, mas sobretudo como cidadão de Apucarana. Temos direcionado recursos públicos para deixar o local ainda mais receptivo para a população e turistas, mas infelizmente alguns frequentadores não valorizam todo este esforço e insistem em deixar ou arremessar no ambiente toda esta sujeira”, lamenta o prefeito Beto Preto, que faz um apelo. “Em um momento em que realizamos mais um arrastão de limpeza, aproveito para pedir a essas pessoas uma maior conscientização ambiental”, disse. 

Entre as melhoras recentes feitas pela prefeitura, destacam-se a construção da nova pista de caminhada, que também recebeu iluminação rebaixada, paisagismo, colocação de lixeiras, revitalização das canchas esportivas de areia, além de reforço da iluminação pública em todo o entorno do parque. Grande parte da sujeira é deixada por pessoas que utilizam o lago para pescaria e também por grupos que frequentam o parque durante a noite.

O telefone de contato com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Apucarana, que age em denúncias de dano ao meio ambiente, é o 3423-0142.