MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Rede estadual inicia ano letivo hoje

Após um ano de 2015 atribulado, com as aulas sendo encerradas há duas semanas atrás por conta da greve dos professores, o ano letivo de 2016 começa hoje no Paraná com a expectativa de dias mais tranquilos. Cerca de 52 mil alunos devem voltar às salas de

Da Redação

·
Durante a semana, escolas passaram por pequenas reformas para início do ano letivo (Sérgio Rodrigo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Durante a semana, escolas passaram por pequenas reformas para início do ano letivo (Sérgio Rodrigo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.02.2016, 08:30:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após um ano de 2015 atribulado, com as aulas sendo encerradas há duas semanas atrás por conta da greve dos professores, o ano letivo de 2016 começa hoje no Paraná com a expectativa de dias mais tranquilos. Cerca de 52 mil alunos devem voltar às salas de aula na rede estadual de ensino da região, praticamente o mesmo número registrado no ano passado.

continua após publicidade

Na região do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, cerca de 36 mil alunos devem retornar às aulas. De acordo com a chefe do órgão, Maria Onide Ballan Sardinha, o NRE utilizou a última semana para dar os ajustes finais nos preparativos para o reinício das aulas. “Algumas escolas terminaram os últimos consertos e reformas. Todas as aulas já foram distribuídas, a merenda e o transporte escolar estão garantidos. Tudo pronto para o ano letivo iniciar dentro da normalidade”, diz.

Segundo ela, novas turmas precisaram ser criadas em alguns colégios. “Tivemos a procura de alunos da rede particular de ensino e também um maior interesse na educação de jovens e adultos. Sendo assim, é bem possível que tenhamos que contratar ao longo do ano mais professores, também por conta de professores que deverão tirar licenças-prêmio acumuladas desde o ano passado. Também é possível que um novo concurso para a contratação de docentes seja organizado pelo Estado”, ressalta.

continua após publicidade

Outra novidade para este ano letivo é o início do mandato dos novos diretores das escolas. “Aproximadamente um terço dos diretores dos colégios do NRE são novos. Na última reunião, pude perceber que todos estão muito empolgados e motivados. Temos grandes expectativas para este ano letivo”, afirma Maria Onide.

continua após publicidade

IVAIPORÃ

Na área do Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Ivaiporã, a previsão é que sejam matriculados cerca de 15,8 mil alunos, praticamente o mesmo número de matrículas de 2015. Segundo a diretora regional Sandra Mara Schmitt dos Reis Bueno, os dados ainda estão sendo levantados, já que as escolas da rede têm até o dia 11 de março para o registro das matrículas e rematrículas no Sistema Estadual de Registro Escolar (Sere).

Neste ano, a novidade no NRE é a implantação gradativa do RCO (Registro de Classe Online) que substitui os tradicionais livros de chamadas.

continua após publicidade

Foram selecionadas na cidade de Ivaiporã cinco escolas-piloto: Barão do Cerro Azul, Antônio Diniz, Idália Rocha, Bento Mossurunga e Barboza Ferraz. Elas começam a testar o sistema a partir de amanhã.

De acordo com Leandro Cesconeto, do setor de documentação escolar, do NRE de Ivaiporã, o sistema facilita o trabalho dos professores, diretores, pedagogos e dos secretários escolares. “Notas, frequências e todo o conteúdo de avaliação dos alunos são lançados automaticamente. O sistema amplia o canal de comunicação na comunidade escolar”, diz.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Rede estadual inicia ano letivo hoje"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!