Região

​Notificações de zika vírus crescem 200% na região

.

Em uma semana, o número de casos suspeitos do vírus zika cresceu mais de 200% na região. Os dados constam no último relatório epidemiológico divulgado ontem que aponta 23 notificações nos municípios da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã. Em todo estado, o número de confirmações da doença aumentou 75% e a chega a oito o número de gestantes com o vírus.

Das quatro notificações registradas na semana passada – todas em Arapongas, que confirmou o primeiro caso anteontem -, a 16ª RS tem agora 16 casos notificados nos municípios de Apucarana (6 notificações), Faxinal (2), Arapongas (5), Jandaia do Sul (1), Sabáudia (1 e Borrazópolis (1). Na área da 22ª RS de Ivaiporã, que tinha 3 casos suspeitos, agora são 7 notificações, todas no município sede. De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 16ª RS, Marcos Costa, o aumento de casos suspeitos de zika se deve à maior atenção da comunidade médica à doença. 

"Há um foco maior no diagnóstico da doença atualmente. Quando um médico identifica um paciente com sintomas que podem ser de zika, ele já realiza uma notificação. Isso proporciona um acompanhamento mais de perto nesses casos, possibilitando uma ação mais rápida e efetiva", diz. Marcos ressalta ainda que, por enquanto, nenhum município apresenta um grande risco na área da 16ª RS. "Por enquanto, todos os municípios estão dentro de um padrão aceitável de infestação e notificação de casos. 

Porém, continuamos acompanhando de perto a situação em todas as cidades". ESTADO Em uma semana foram confirmados 36 novos casos de zika vírus no Paraná, um aumento de 75% em relação ao boletim da semana passada. No total, o Estado já confirmou 84 casos do vírus desde agosto de 2015, sendo 32 casos autóctones, 38 importados e 14 em investigação para determinar a origem. Oito casos são em gestantes residentes em Colorado (5), Foz do Iguaçu (1), Rancho Alegre (1) e Santa Helena (1). 

Além das gestantes, um bebê recém-nascido de uma paciente que teve zika em Colorado também está sendo acompanhado pelas equipes de saúde. Região tem 73 casos de dengue confirmados O novo boletim também apresentou um aumento de 33% no número de casos de dengue no Estado. De 5.541, agora são 7.360 casos de dengue confirmados e 11 mortes causadas pela doença. 

Na região, a área da 22 RS concentra o maior número de casos: 38, que são distribuídos em apenas 3 municípios: Ivaiporã (18), Jardim Alegre (1) e Rosário do Ivaí (19). Com população estimada de 5,3 mil habitantes, a incidência da doença neste último município inspira cuidados e está próxima do índice epidêmico. Na região da 16 RS de Apucarana já foram confirmados 35 casos de dengue neste ano epidemiológico em 10 municípios. 

Com 12 confirmações, Apucarana tem o maior número de casos, seguida de Arapongas (9), Jandaia do Sul (6) e Marilândia do Sul (2). Bom Sucesso, Faxinal, Novo Itacolomi, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí tem um caso registrado em cada.