Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Projeto propõe união de vizinhos como forma de combate a violência 

.

Vereadores de São Pedro do Ivaí foram conhecer o projeto "Amigo Solidário" em Maringá
Vereadores de São Pedro do Ivaí foram conhecer o projeto "Amigo Solidário" em Maringá

Lideranças de São Pedro do Ivaí foram a Câmara Municipal de Maringá na tarde de quinta-feira (24), para visitar o gabinete do vereador Tenente Edson Luiz Pereira, que é autor do projeto “Amigo Solidário”, sancionado no ano de 2013, o qual veio a colaborar expressivamente na melhoria da segurança daquele município, promovendo melhor interação entre a comunidade.

O encontro foi marcado pela vereadora Luzia Ivete Tiene Brugnolo, que buscou inspiração em outros municípios para elaborar o projeto “Vizinho Solidário”, que foi sancionado este ano pela prefeita Maria Regina. “O projeto é muito interessante, tanto que recebeu aprovação de todos os vereadores e da nossa prefeita. Estamos agora buscando conhecer experiências para planejar a implantação em São Pedro do Ivaí”, explicou a vereadora.

Edson Pereira detalhou como o projeto funciona em Maringá, observando que os resultados só acontecem se houver envolvimento efetivo da população. “Muitas prisões aconteceram e muitos assaltos foram evitados através desse projeto. Basta a população colaborar, aderindo a dinâmica de vizinhança, onde um protege o outro”, assinala o vereador.

Em Maringá, as pessoas que aderem ao Amigo Solidário adquirem um kit contendo plaquinha de identificação do projeto, para ser afixada na frente das residências; imã de geladeira para anotar os contatos dos vizinhos e um apito. “O apito é para inibir o marginal. Funciona como uma rede, sendo que um apita e a partir daí todos que ouvirem vão apitando. Quando o barulho se amplia o bandido foge, pois percebe que foi visto”, detalha o vereador, que deu vários exemplos reais que comprovam a eficácia do método.    

Segundo a vereadora Luzia Brugnolo, a reunião foi esclarecedora, dando direção para o processo de implantação em São Pedro. “Foi possível comprovar que a iniciativa dá certo, e ter uma direção a ser tomada, dentro da proposta do meu projeto. Convidamos o tenente Edson para nos ajudar nesse processo e ele aceitou. Agora vamos definir os próximos passos até que o “Vizinho Solidário” se torne uma realidade em nosso município”, concluiu a vereadora.

Também estiveram presentes na reunião em Maringá os vereadores Marcos Aparecido Bernardes e Rosely Aparecida Pereira da Silva; sargento Roberto Sebastião da Silva, Pe. Valdir Egea, o membro do Conselho Municipal de Segurança, Deli Cordeiro dos Santos e o assessor de imprensa da pref eitura, Herithon Paulista.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber