MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Projeto propõe união de vizinhos como forma de combate a violência 

Lideranças de São Pedro do Ivaí foram a Câmara Municipal de Maringá na tarde de quinta-feira (24), para visitar o gabinete do vereador Tenente Edson Luiz Pereira, que é autor do projeto “Amigo Solidário”, sancionado no ano de 2013, o qual veio a colabor

Da Redação

·
Vereadores de São Pedro do Ivaí foram conhecer o projeto "Amigo Solidário" em Maringá
Icone Camera Foto por Reprodução
Vereadores de São Pedro do Ivaí foram conhecer o projeto "Amigo Solidário" em Maringá
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.09.2015, 08:35:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Lideranças de São Pedro do Ivaí foram a Câmara Municipal de Maringá na tarde de quinta-feira (24), para visitar o gabinete do vereador Tenente Edson Luiz Pereira, que é autor do projeto “Amigo Solidário”, sancionado no ano de 2013, o qual veio a colaborar expressivamente na melhoria da segurança daquele município, promovendo melhor interação entre a comunidade.

continua após publicidade

O encontro foi marcado pela vereadora Luzia Ivete Tiene Brugnolo, que buscou inspiração em outros municípios para elaborar o projeto “Vizinho Solidário”, que foi sancionado este ano pela prefeita Maria Regina. “O projeto é muito interessante, tanto que recebeu aprovação de todos os vereadores e da nossa prefeita. Estamos agora buscando conhecer experiências para planejar a implantação em São Pedro do Ivaí”, explicou a vereadora.

Edson Pereira detalhou como o projeto funciona em Maringá, observando que os resultados só acontecem se houver envolvimento efetivo da população. “Muitas prisões aconteceram e muitos assaltos foram evitados através desse projeto. Basta a população colaborar, aderindo a dinâmica de vizinhança, onde um protege o outro”, assinala o vereador.

continua após publicidade

Em Maringá, as pessoas que aderem ao Amigo Solidário adquirem um kit contendo plaquinha de identificação do projeto, para ser afixada na frente das residências; imã de geladeira para anotar os contatos dos vizinhos e um apito. “O apito é para inibir o marginal. Funciona como uma rede, sendo que um apita e a partir daí todos que ouvirem vão apitando. Quando o barulho se amplia o bandido foge, pois percebe que foi visto”, detalha o vereador, que deu vários exemplos reais que comprovam a eficácia do método.    

Segundo a vereadora Luzia Brugnolo, a reunião foi esclarecedora, dando direção para o processo de implantação em São Pedro. “Foi possível comprovar que a iniciativa dá certo, e ter uma direção a ser tomada, dentro da proposta do meu projeto. Convidamos o tenente Edson para nos ajudar nesse processo e ele aceitou. Agora vamos definir os próximos passos até que o “Vizinho Solidário” se torne uma realidade em nosso município”, concluiu a vereadora.

Também estiveram presentes na reunião em Maringá os vereadores Marcos Aparecido Bernardes e Rosely Aparecida Pereira da Silva; sargento Roberto Sebastião da Silva, Pe. Valdir Egea, o membro do Conselho Municipal de Segurança, Deli Cordeiro dos Santos e o assessor de imprensa da pref eitura, Herithon Paulista.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Projeto propõe união de vizinhos como forma de combate a violência  "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!