Facebook Img Logo
Mais lidas
Apucarana

Desfile de 7 de Setembro atrai mais de 20 mil pessoas

.

Fotos: José Luiz Mendes
Fotos: José Luiz Mendes

Com mais de 20 mil pessoas assistindo (estimativa da Polícia Militar) e outras 15 mil desfilando pela Avenida Curitiba, foi realizado na manhã de segunda-feira (7) o Desfile de 7 de Setembro, comemorativo a independência do Brasil. O evento, reconhecido pelas autoridades com um dos mais prestigiados pelo público dos últimos anos, começou às 9 horas com a participação do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec).Uma das atrações mais esperadas do evento, soldados do Exército se apresentaram com diferentes uniformes e armamentos, seguidos de veículos militares, incluindo três viaturas blindadas Anfíbios. Na sequência, vieram os carros do 10º Batalhão da Polícia Militar (10º BPM), da Polícia Ambiental Força Verde, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

A passagem da Banda Municipal marcou o início do novo bloco de participantes. Grupos de escoteiros e da Terceira Idade, do Centro da Juventude e a fanfarra mirim da Autarquia Municipal da Educação (AME) antecederam o desfile da 37 escolas da rede municipal, que neste ano inovaram trazendo blocos representando cada secretaria municipal e programas da prefeitura. Os 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também desfilaram no 7 de Setembro, com professores e colaboradores, além de trenzinho conduzindo alunos e seus pais. O passagem da renovada frota municipal foi uma atração à parte do desfile. Em dois anos e oito meses de mandato, a atual administração municipal planejou, economizou e comprou um total de 62 veículos zero km, totalizando um investimento superior a R$6 milhões.

Foto: José Luiz Mendes

O objetivo é renovar a frota municipal e garantir mais segurança e conforto nos serviços realizados, na educação, saúde, assistência social, secretaria da mulher, agricultura, Procon, Patronato Municipal, Conselho Tutelar, Serviços urbanos e fiscalização.  As estabelecimentos a rede estadual de ensino foram representados pelos colégios Tadashi Enomoto, Osmar Guaraci Freire, Padre José de Anchieta, Padre José Canale e Antônio dos Três Reis, todos com suas fanfarras estudantis muito aplaudidas pela público. O “Grito dos Excluídos” mais um ano marcou participação no desfile com representação de diversas pastorais (saúde, família, afro, criança, migrante, idosos) e o Cristma. O público ainda teve como atrações o grupo “Capítulo Apucarana Ordem Demolay”, a ONG Casa dos Anjos, Feira do Produtor, Associação dos Cafeicultores, além do Clube de Carro Antigo, Opala Clube de Apucarana, Fusca Clube, Jeep Clube, finalizando com a passagem dos cavaleiros.

Prefeito Beto Preto e a primeira dama Adriana
prestigiaram desfile do Dia da independência
Foto: José Luiz Mendes



“Estamos vivenciando neste bonita manhã uma grande festa cívica. Mais de 20 mil pessoas estão assistindo ao desfile representando o carinho das pessoas pelo país. Parabéns as escolas e todos os participantes do desfile por nos proporcionar este momento muito especial em homenagem a esta data”, disse o prefeito Beto Preto. O comandante do 30º BIMec, tenente coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, também destacou a grande participação popular no desfile.

Vice-prefeito Júnior da Femac e família também marcaram presença
Foto: José Luiz Mendes



“O exército trouxe seus militares, armamentos e veículos para avenida, que juntamente com as escolas, entidades, ONGS e demais participantes e a sociedade de Apucarana, fez desta manhã numa grande festa cívica”, afirmou Fiamoncini. O desfile foi prestigiado também pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Emerson Saqueta, representante do 10º BPM, capitão Israel Carvalho, chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide Sardinha, secretários municipais e vereadores. A organização da programação da Semana da Pátria esteve a cargo da Secretaria Municipal da Promoção Artística Cultural e Turística ( Promatur).

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas de Apucarana

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber