Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Ivaiporã debate segurança alimentar e nutricional

.

A conferência faz parte do processo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Foto/Ivan Maldonado)
A conferência faz parte do processo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Foto/Ivan Maldonado)

Representantes de entidades governamentais e da sociedade civil estiveram reunidos anteontem (1) no salão do Clube da Terceira Idade de Ivaiporã para articular, mobilizar e avaliar a situação da segurança alimentar e nutricional no município. Na oportunidade, também foram eleitos os representantes para a conferência regional e os conselheiros da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional teve como tema “Comida de verdade, no campo e na cidade”.

Segundo a nutricionista da prefeitura Daiane Beatriz Sales a conferência municipal faz parte do processo para a adesão do município ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O primeiro passo foi à elaboração da lei municipal sobre a política de Segurança Alimentar e aguarda a aprovação dos vereadores. “Assim que a lei for aprovada vamos instituir o conselho que vai elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan)”, destaca Daiane. 

O diretor do escritório regional da Seab, Antonio Vila Real que também prestigiou a conferência municipal diz que a adoção de um plano de Segurança Alimentar e Nutricional expressa uma visão estratégica qualidade de vida da população. “Investir em sistemas locais que envolvam desde a produção, passando pelo abastecimento, a transformação, a distribuição e o consumo é investir na prevenção da saúde e garantir que a população tenha boa qualidade de vida”, comenta Vila Real. 

Ele também explica que o Plamsan será sustentado por elementos que buscam dar mais qualidade aos alimentos consumidos no município, apoio à agricultura familiar e à produção rural; incentivo à agroecologia; instituição de processos de educação alimentar e nutricional, além de pesquisa e formação da alimentação e da nutrição materno-infantojuvenil e geriátrica.

O que é o SISAN?

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um sistema público legalmente instituído pela Lei nº 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional-LOSAN.

O SISAN é intersetorial, reunindo diversos setores de governo e da sociedade civil com o propósito de promover programas e ações que garantam o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em todo o Território Nacional.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber