Facebook Img Logo
  1. Edhucca Banner
Mais lidas
Região

Ivaiporã pede a secretário solução para carceragem

.

presídio lotado incomoda e assusta moradores de Ivaiporã  (Ivan Maldoando)
presídio lotado incomoda e assusta moradores de Ivaiporã (Ivan Maldoando)

Diretores do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ivaiporã, acompanhados do prefeito Luiz Carlos Gil (PMDB), estiveram reunidos anteontem, em Curitiba, com o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Fernando Francischini. Eles foram tratar da superlotação da carceragem da 54ª Delegacia Regional de Policia (54ª DRP) de Ivaiporã. Segundo eles, a comunidade está assustada com a possibilidade de rebelião na cadeia da 54ª DRP, que tem capacidade para 40 internos e atualmente abriga 120. Nos últimos quatro anos, o local foi alvo de duas rebeliões.

Segundo o presidente do Conseg, Jair Antonio Burato, dos 120 encarcerados 35 são condenados e já deveriam ter sido transferidos para as penitenciárias. “O secretário se mostrou bastante preocupado com a situação e prometeu que já a partir da próxima semana começa a remoção desses presos condenados”, comenta Burato.

Na oportunidade, a comitiva também reivindicou uma Casa de Custódia destinada ao recolhimento preventivo de suspeitos de crimes, os indiciados, enquanto aguardam o resultado do julgamento, bem como dos que praticaram pequenas contravenções. “Nós explicamos a situação da nossa Cadeia Pública que, além da superlotação, está numa área superpovoada no centro da cidade, perto de escolas e que tem histórico de rebeliões. O secretário compreendeu nossa reivindicação e se mostrou bastante confiante de que Ivaiporã terá a Casa de Custódia”, diz o presidente do Conseg.

BATALHÃO - Burato relata ainda que, durante a audiência, foi discutida a transformação da 6ª CIPM em Batalhão da Policia Militar e o secretário Francischini confirmou que o processo já está em andamento. “Inclusive, ele garantiu que a partir de julho tanto a escola da Polícia Militar de Ivaiporã, como a do Corpo de Bombeiros irão formar novos alunos soldados para a região”.

Para Jair Burato, a audiência foi positiva. “Pela maneira que formos recebidos e disposição do secretário, saímos de lá entusiasmados e confiantes que nossas reivindicações serão atendidas”.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber