Facebook Img Logo
  1. Banner
Mais lidas
Região

Mais de 30% dos mananciais estão em risco no Vale do Ivaí

.

Mais de 30% dos mananciais estão em risco no Vale do Ivaí
Mais de 30% dos mananciais estão em risco no Vale do Ivaí

É com um raio-x da situação dos mananciais do Vale do Ivaí que a Tribuna inicia hoje uma série de reportagens em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado na próxima quinta-feira. Nos últimos meses, o uso de caminhões-pipa e interrupções seguidas no abastecimento em localidades como Apucarana, Jardim Alegre e Ivaiporã tem ajudado a evidenciar a fragilidade das fontes de captação utilizadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) na região, sobretudo, em tempos de estiagem e de consumo elevado. No Vale, 33% dos municípios têm mananciais vulneráveis - a maioria rios.

 


O gerente regional da Sanepar, Nelson Mardegan, relata que são utilizadas estações de captação superficial para o abastecimento de Apucarana, Califórnia, Cambira, Jandaia do Sul, Faxinal, Ivaiporã, Lunardelli, Rosário do Ivaí, São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Rio Branco do Ivaí, Godoy Moreira e distritos de Marilândia do Sul. Rios, no entanto, de quase 40% destas cidades estão mais suscetíveis do que outras fontes aos impactos da falta de chuvas nesta época do ano.

 

“Com uma estiagem mais prolongada, estes mananciais sofrem uma diminuição de vazão mais acentuada”,diz Mardegan.

 

Leia mais na edição de terça-feira (20) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Soprap

Edhucca

Últimas de Região

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber