Região

Ivaiporã realiza 1ª união homoafetiva na cidade

Da Redação ·
Maria de Lourdes coloca aliança em Iracema: direitos garantidos para o casal
fonte: Ivan Maldonado/Tribuna do Norte
Maria de Lourdes coloca aliança em Iracema: direitos garantidos para o casal

IFoi realizado ontem no Cartório do 2º Ofício - Tabelionato Chaves, em Ivaiporã, o primeiro ‘casamento’ entre casal homoafetivo do Vale do Ivaí. A costureira aposentada Iracema Ferreira, 63 anos e Maria Helena da Silva, 56 anos, auxiliar de enfermagem, também aposentada, convivem juntas há 33 anos e moram no município há três anos e registraram união estável. 

continua após publicidade

O registro foi feito no início da manhã, na presença de familiares e duas testemunhas. “Estamos felizes. Mesmo convivendo uma vida toda com minha companheira não tínhamos esse direito”, comentou Iracema.

continua após publicidade


Segundo a cartorária Amanda Chaves, elas se basearam na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que em maio reconheceu por unanimidade a união estável entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

“É um direito mais que adquirido, já que a decisão do STF, baseada no artigo 226 da Constituição Federal equiparou a união estável homossexual a uma entidade familiar, passando a ter os mesmos direitos que um casal heterossexual”, argumenta Amanda.

continua após publicidade

Leia a matéria completa na edição deste sábado (16) da Tribuna do Norte - Diário do Paraná