Região

Cinco cidades elegeram prefeitos no domingo (29)

Da Redação ·

Além de Londrina, que elegeu Barbosa Neto (PSDB) em um novo segundo turno, mais quatro municípios também escolheram prefeitos neste domingo (29): Itapé, na Bahia, e Guarani D´Oeste, Igaraçu do Tietê e Lupércio em São Paulo.

O município de Londrina (PR), que teve eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito realizadas domingo(29), já tem o resultado do pleito. Com 54,1% dos votos, venceu Barbosa Neto (PDT). O outro candidato, Luiz Carlos Hauly (PSDB), teve 45,88% da preferência do eleitorado.

Novas eleições ocorreram em Londrina, município com 373.998 mil eleitores, porque o prefeito eleito em outubro de 2008, Antônio Belinati (PP), teve o seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por problemas com a prestação de suas contas públicas relativa ao período em que já tinha sido prefeito da cidade.

Como Londrina tem mais de 200 mil eleitores, e nenhum dos candidatos que concorreram no primeiro turno atingiu mais de 50% dos votos válidos remanescentes, o TSE decidiu que deveria ser realizado novo segundo turno no município, com o segundo e o terceiro colocados das eleições de 5 de outubro.

Durante e campanha da nova eleição, Barbosa Neto, que na eleição de 2008 ficou em terceiro lugar, contou com o apoio de Antônio Belinati.

Na Bahia

O município baiano de Itapé elegeu Jackson Luiz Lima Rezende (PP) com 57% dos votos. O segundo colocado, Fernandes Mattos (PV), ficou com 42% dos votos. Em Itapé, a eleição de outubro de 2008 foi anulada porque o candidato reeleito para a prefeitura, Pedro Jackson Brandão (PMDB), teve o registro de candidatura indeferido por problemas referentes à prestação de contas. O município tem 8.720 eleitores e fica a cerca de 450 quilômetros de Salvador, capital do estado.

continua após publicidade