Região

UEM terá evento nacional sobre estatística aplicada à investigação científica

Da Redação ·

O Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá promove de 25 a 29 de julho a 56ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (Rbras) e o 14º Simpósio de Estatística Aplicada à Experimentação Agronômica (Seagro). O tema central é A Estatística Aplicada à Investigação Científica: diálogos interdisciplinares. Professores renomados – brasileiros, suíços e ingleses – debaterão temas relacionados com a matemática, estatística, agronomia, biologia e áreas afins.

continua após publicidade

A programação é composta de palestras, minicursos, sessões temáticas, comunicações, pôsteres e demonstração de softwares. Entre os temas, serão abordados o uso de novas tecnologias de sequenciamento para a epidemiologia genômica e a descoberta biológica; a mensuração das transformações demográficas brasileiras; aplicações de estatística em genética e genômica; modelos estendidos em análise de sobrevivência; perfil do estatístico na Embrapa.

A solenidade de abertura será na segunda-feira (25), às 9 horas, no bloco B-33. A conferência de abertura será sobre formulação de modelos mistos para experimentos, incluindo as experiências longitudinais e será proferida por Chris Brien, da Universidade do Sul da Austrália, e pela presidente da International Biometric Conference (IBS), Clarice Demétrio,