Região

Arapongas cria Grupamento de Defesa Ambiental

Da Redação ·
 Arapongas cria Grupamento de Defesa Ambiental
fonte: Divulgação
Arapongas cria Grupamento de Defesa Ambiental

Visando aperfeiçoar a política de gestão ambiental do município de Arapongas, a prefeitura criou o GDA (Grupamento de Defesa Ambiental), que atua conjuntamente com a Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente. A equipe é composta por dois guardas municipais (GM Emerson e Gm Vicentin), que realizam atividades com os fiscais da SEASPMA, fiscalizando e coibindo ações que afetem o meio ambiente.

continua após publicidade

Conforme o secretário de Segurança, major Arduin a equipe vem atuando desde abril e desenvolvendo monitoramentos e fiscalizações em todo município, consistindo em orientações, notificações e autuações contra ações danosas ao meio ambiente. “As principais ocorrências verificadas até agora são de despejo irregular de resíduos sólidos (lixo), uso de fogo a céu aberto (queimadas), corte de árvores sem autorização dos órgãos competentes, entre outros”, acrescenta o major. Ele ainda destaca que a guarda Ambiental Municipal detém poder de polícia administrativa de acordo com a Lei municipal 3.231 de 14 de setembro de 2005, podendo atuar nas mais diversas ações que contrariem as legislações ambientais.

AÇÕES
Entre as principais ações desenvolvidas pelo GDA, consta uma notificação ambiental no final da Rua Dó-ré-mi, Jardim Morumbi próximo a mata ciliar, onde ocorria disposição de resíduos de construção civil. Outra notificação foi na Rua Iratauá, (ao lado do Posto de Saúde da A. Siriema), onde a calçada ficava constantemente obstruída por paletes e resíduos de madeira. Na Rua Calu com Araras, área central próxima ao Hospital Santa Casa, o GDA notificou proprietários de um local onde foram feitos serviços de demolição. Após a notificação ambiental, foi feito a limpeza da calçada e lavagem da rua.

continua após publicidade

Na Estrada do Bule, o GDA identificou grande quantidade de pneus descartados as margens da estrada e após repasse da informação, foi efetuado o recolhimento pela Secretaria de Meio-ambiente. Os Guardas responsáveis finalizam alertando que estão sendo fiscalizadas denuncias de fogo a céu aberto em diversos pontos da cidade, que podem constituir em crime ambiental. Os telefones para denúncias são 153 e 3902-1194 ou 3902-1196.