Região

Arapongas prepara-se para a Conferência Intermunicipal de Educação

Da Redação ·

A Secretaria de Educação e Esportes (Sedes) de Arapongas, convocou na semana passada todas as diretoras da rede municipal de ensino para uma reunião com o intuito de debater os assuntos que serão abordados na Conferência Intermunicipal de Educação no dia 22 de abril no município. Arapongas foi convidada pelo Núcleo Regional de Educação de Apucarana para ser sede do evento.

continua após publicidade

Segundo o assessor educacional da Sedes, Leandro Camparotti, esta conferência acontece a cada 10 anos em virtude da mudança do Plano Nacional de Educação. "Para subsidiarmos e participarmos de todo esse processo, nós precisamos primeiramente ouvir os quatro segmentos da sociedade que envolve a área educacional, que são os professores, funcionários das escolas, pais e alunos", explica. Na reunião preliminar realizada com as diretoras das escolas municipais de Arapongas, foram repassados os subsídios da Conferência Intermunicipal.

Camparotti adianta que este evento é muito importante pelo fato de priorizar a qualidade da educação nos âmbitos municipal, estadual e federal. "O interessante é que as discussões para esta conferência começam nas bases", revela. Além disso, o assessor acrescenta que uma das principais instruções passadas por ele pelo secretário municipal de Educação Paulo Valério é que as diretores devem promover uma conferência interna em cada escola convidando os quatro segmentos citados. "Serão levantadas as questões dos itens que vão ser abordados".

continua após publicidade

Esse processo democrático na educação tem como objetivo envolver a sociedade no processo de elaboração do novo Plano Nacional de Educação que vai acontecer no período de 23 a 27 de abril em Brasília. " Nós já começamos este debate para que todos tenham a condição de estar discutindo e levantando as questões provenientes da educação para que assim nós possamos do debate municipal, partir para o debate regional e no dia 30 de novembro temos que ter nomeado os nossos representantes e delegados que serão escolhidos para nos representar a nível estadual", acentuou.

A nível estadual levanta-se todas as questões discutidas nos núcleos regionais sobre a qualidade da educação e as sugestões aprovadas serão levadas para Brasília onde serão debatidas a nível federal.